Como prolongar o tempo de bateria do seu smartphone | aRede
PUBLICIDADE

Como prolongar o tempo de bateria do seu smartphone

E aí, qual destas dicas você realmente usa no seu smartphone?
E aí, qual destas dicas você realmente usa no seu smartphone? -

da redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mesmo com a evolução da capacidade de bateria nos novos smartphones e modos de economia cada vez mais eficientes, a autonomia da energia ainda é um problema para a maioria dos usuários de smartphones. Tudo contribui para que a energia se esgote antes do fim do dia: jogos, email, chat, updates de aplicativos, etc. Com uma série de medidas simples, contudo, você pode prolongar de maneira significativa o tempo de duração da sua bateria.

1. Diminuir o brilho da tela

Essa dica é bastante óbvia, mas não deve ser subestimada: os smartphones atuais têm via de regra uma tela de 5 polegadas ou maior. O display é o principal devorador de bateria do dispositivo, portanto ela irá durar mais se você diminuir seu brilho.

Abra as Configurações e clique em “Tela” ou "Visor". Selecione “Brilho” e desative o brilho automático. Por fim, mova o regulador para a esquerda até o limite de brilho que seja aceitável para você. Isso também pode ser feito a partir do menu de atalhos rápidos.

2. Desativar a Wi-Fi

Quando você sai de casa, o smartphone ativa a transferência de dados do seu plano, mas a Wi-Fi continua ativa e procura por redes. Isso consome energia desnecessária. Por isso, é sempre bom desativar a Wi-Fi quando não precisar dela. Para fazê-lo, há duas maneiras:

Baixe a barra de notificações com dois dedos e clique longamente no símbolo de Wi-Fi. Ou então vá até as Configurações, escolha "Wi-Fi" e desligue-o.

3. Desligar o GPS

Se não precisar do sistema de localização do seu smartphone, desligue-o. Muitos aplicativos enviam constantemente a sua localização em segundo plano, o que consome muita bateria.

Você desliga o GPS da seguinte forma: puxe a barra de notificação com dois dedos e clique longamente no símbolo de “Local”, ou vá até as configurações e desligue a opção “Local”. No menu de localização você pode ver que app teve acesso à informação ultimamente.

4. Identificar os devoradores de bateria

Nem sempre fica imediatamente claro o motivo pelo qual a bateria em alguns dias se esgota mais rápido do que em outros. O Android oferece uma boa visão geral do consumo de bateria de cada aplicativo e de cada processo. Basta ir às Configurações e selecionar “Bateria”. Lá estarão listados todos os apps campeões de consumo.

Clique num deles para ter mais informações. Entre outras coisas, é possível ver quanto tempo um aplicativo ocupou o processador ou quanto de dados ele recebeu.

Se um app tiver um consumo inusualmente alto, pode ajudar se você limpar o seu cache. Se isso não ajudar, o melhor a fazer é apagar esse aplicativo e buscar outro correspondente que consuma menos energia.

5. Eliminar os papéis de parede animados

Apesar de serem bonitos, os papéis de parede animados podem drenar a energia do seu dispositivo. É melhor usar, portanto, um pano de fundo estático.

6. Limitar a sincronização em segundo plano

Muitos aplicativos e widgets atualizam dados em segundo plano. Aplicativos de clima, por exemplo, buscam informações atualizadas em intervalos regulares. Se esse intervalo for muito curto, a bateria terá de fornecer mais energia. Por isso, a maioria dos aplicativos oferecem a opção de configurar os intervalos de sincronização de dados.

7. Desativar updates automáticos dos aplicativos

Como padrão, a Google Play Store está configurada para fazer o download automático das atualizações de aplicativos. Isso afeta não apenas o volume da transferência de dados, mas também a bateria.

Para desativar updates automáticos, abra as "Configurações da Google Play Store" e clique em “Atualizar aplicativos automaticamente” e ative a opção “Não atualizar aplicativos automaticamente”.

8. Desativar a 4G

Você tem um smartphone com 4G, mas um plano de apenas 3G? Ou simplesmente não conecta no 4G de jeito nenhum em alguns locais? Então desative a rede rápida nas configurações, para que ela não seja buscada constantemente.

Para isso, abra as "Configurações" e escolha em “Redes sem fio e outras” o ponto “Mais”. Clique em seguida em “Redes móveis” e selecione “3G”.

E aí, qual destas dicas você realmente usa no seu smartphone?

*Informações AndroidPit

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE