Dezembro Laranja traz alerta para cuidados com o sol | aRede
PUBLICIDADE

Dezembro Laranja traz alerta para cuidados com o sol

Dezembro é o mês nacional de prevenção ao câncer de pele

Dezembro é o mês nacional de prevenção ao câncer de pele.
Dezembro é o mês nacional de prevenção ao câncer de pele. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O mês de dezembro chega e com ele, além das festas de fim de ano, um alerta: é o mês nacional de prevenção ao câncer de pele. Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aproveita-se desta época do ano para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Este ano, o mês que ficou conhecido como “Dezembro Laranja”, traz como tema: “Se exponha mas não se queime” e o objetivo é alertar quem se expõe constantemente aos raios solares durante a sua rotina diária.

O dermatologista e integrante da SBD, Franck Bobato conta que a intenção da campanha é educar as pessoas sobre as consequências da exposição ao sol sem proteção. “Devemos aproveitar essa oportunidade para conscientizar que o filtro solar não é a única alternativa”, explica ele.

Como o foco é atingir quem trabalha exposto ao sol ou ao ar livre, o propósito é destacar a importância do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como chapéus, óculos de sol e usem roupas que cubram o corpo, lógico, mantendo a aplicação do filtro e a hidratação. “Existem algumas medidas capazes de garantir a saúde da pele e se somadas, o resultado a favor da prevenção tende a ser bem maior”, argumenta o dermatologista.

Ele alerta que é fundamental que as pessoas observem constantemente a sua pele e diante de qualquer sinal procure um dermatologista. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA, o Brasil detecta cerca de 176 mil novos casos da doença ao ano e é o com maior incidência no país.

São diferentes tipos e cada um apresenta característica próprias. A maior incidência ocorre em pessoas de pele clara e normalmente, acima dos 50 anos, com algumas doenças que levam à depressão da imunidade, com histórico familiar ou com proteção ao sol de forma intensa e sem proteção. “O alerta e a informação são os principais aliados da prevenção, lembrando ainda que se detectado precocemente as chances de cura do câncer de pele são altíssimas”, finaliza. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE