Psicóloga oferece dicas para bom rendimento no Enem | aRede
PUBLICIDADE

Psicóloga oferece dicas para bom rendimento no Enem

Descansar e relaxar na véspera é fundamental, diz profissional da Unopar

Segundo a psicóloga Natália Mendes Ferrer há alguns cuidados que garantem o equilíbrio emocional necessário para prova.
Segundo a psicóloga Natália Mendes Ferrer há alguns cuidados que garantem o equilíbrio emocional necessário para prova. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Neste domingo, 5 de novembro, centenas de brasileiros participarão da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerada principal forma de ingresso às instituições de ensino superior no país. Segundo a psicóloga Natália Mendes Ferrer, professora e coordenadora do curso de Psicologia da Unopar, em Londrina, há alguns cuidados que garantem o equilíbrio emocional necessário para prova.

Para evitar desespero uma recomendação importante é evitar responder simulados ou listas de exercícios na véspera da avaliação. "As pessoas pensam que responder esses simulados nas últimas horas ajuda na preparação, mas geralmente tem o efeito contrário, porque causa desespero, e não ajuda a recuperar o tempo perdido", alerta a professora ressaltando a importância do estado emocional para um bom desempenho.

Como alternativa, a psicóloga recomenda que o candidato mantenha-se relaxado e descansado com atividades prazerosas como assistir filme, passear ao ar livre, sair com amigos, tudo sem exagerar na diversão. Além disto, os familiares e os amigos também devem contribuir para garantir o bem-estar emocional do candidato, evitando cobranças e situações de estresse na véspera da prova.

Dicas básicas

Procure conhecer o local da prova antes para evitar surpresas;

Na véspera, separe os documentos e materiais necessários;

Leve mais de uma caneta esferográfica preta;

No dia da prova saia de casa com bastante antecedência;

Leve barras de cereais e uma garrafa de água;

Mantenha-se concentrado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE