aRede aRede aRede
aRede
Receita de Xarope Caseiro para Tosse

RC Bem Estar

17 de julho de 2017 14:35

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Pilates traz benefícios na rotina de idosos

Teste de intolerância alimentar pode ajudar no emagrecimento

Redes sociais podem ser gatilho de distúrbios na adolescência

Vômitos intensos na gravidez precisam de tratamento
Mesmo durante as férias, crianças devem ter rotina regular de sono
Como cuidar dos seus olhos no verão
Queijos leves combinam com dias mais quentes
PUBLICIDADE

Tecnicamente, o ato de tossir nada mais é que um esforço do organismo para expulsar algum corpo estranho instalado no sistema respiratório.

A musculatura do tórax contrai, e a pressão do ar sobre o pulmão aumenta. O órgão expele o ar numa velocidade de até 160 km por hora, que passa pela pelas cordas vocais produzindo o som da tosse. Super desagradável e cansativo. À noite, então, nem se fala.

Existem a tosse com secreção e a tosse seca. A tosse seca é também chamada não-produtiva (sem evacuação de secreção).

No primeiro caso, para combater a tosse é preciso eliminar as secreções. Naturalmente o corpo vai expelindo-a no tempo certo, porém tomar xaropes expectorantes podem ajudar na bastante a tornar o processo mais rápido.

Quais os benefícios do xarope natural?

Não há dúvidas que as plantas e ervas têm poder de cura; isso já é sabido há milhares de anos. E nós podemos ajudar o nosso organismo com estes benefícios que a natureza nos oferece. Xapores naturais ajudam também em doenças inflamatórias e autoimunes, pois têm reconhecido poder anti-inflamatório. Por também aumentar a imunidade, ele combate problemas do trato respiratório.

O gengibre, por exemplo, tem em sua composição o gingerol, que age como um expectorante de muco no organismo.

O limão ajuda em casos de baixa imunidade – e contém vitamina C, ajudando no tratamento e prevenção de doenças.

O mel é cheio de polifenois, que são antioxidantes que eliminam os radicais livres — moléculas oxidativas das células, além de evitarem problemas de saúde diversos.

Além de serem econômicas, as misturas são fáceis e práticas de fazer. Confira uma sugestão de receita para fazer o xarope em casa.

Xarope Natural e Caseiro

Um dos segredos para fazer o xarope natural é sempre adicionar mel ou um pouco de açúcar, de preferência o mascavo. Essas substâncias ajudam a manter o princípio ativo das ervas, conservam, dão consistência melhor ao xarope e deixam um sabor mais gostoso (menos amargo). Para o preparo do chá você pode utilizar a casca, as flores, as folhas e as raízes das plantas e frutas. Os chás, embora não sejam medicamentos, têm propriedades medicinais. Por meio deles podemos repor substâncias e nutrientes.

Receita do Xarope Natural

Ingredientes

500 ml de água30 g de gengibre ralado ou picadoUm punhado de tomilhoUm punhado de cravoUm punhado de anis estreladoSuco de 1 limão80 ml de mel

Modo de Preparo

Faça um chá com as ervas. Coe e reserve. Ainda quente, acrescente o mel e mexa bem. Quando esfriar, acrescente o suco do limão e mexa bem. Guarde em um pote com tampa e tome 25 ml duas vezes ao dia.

Outra maneira de fazer é colocando todos ingredientes em uma panela e deixando ferver por 30 minutos. Nesse caso pode ser usado o açúcar mascavo no lugar no mel.

E se a tosse persistir?

É preciso diagnosticar a tosse após três semanas de ocorrência. Se for um resfriado mal curado, a pessoa não passa mais de três semanas tossindo. Ultrapassar esse tempo, já apresenta sinal de perigo. Procure um médico para identificar o problema.

As opções naturais para tratar a tosse nunca devem substituir — apenas complementar — os medicamentos receitados pelo médico, principalmente em casos de tosse alérgica (que é tratada com anti-histamínicos, por exemplo).

Fonte: Beleza e Saúde

PUBLICIDADE
MIX - 26/04/2018 02:23h

Renan pede Beth em casamento

Clara se diverte com Gael durante um passeio. Patrick afirma a Clara que, com as informações que re...

 
0
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização