Receita de Xarope Caseiro para Tosse | aRede
PUBLICIDADE

Receita de Xarope Caseiro para Tosse

Tossir o tempo todo é muito desagradável, não é?

Imagem ilustrativa da imagem Receita de Xarope Caseiro para Tosse
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Tecnicamente, o ato de tossir nada mais é que um esforço do organismo para expulsar algum corpo estranho instalado no sistema respiratório.

A musculatura do tórax contrai, e a pressão do ar sobre o pulmão aumenta. O órgão expele o ar numa velocidade de até 160 km por hora, que passa pela pelas cordas vocais produzindo o som da tosse. Super desagradável e cansativo. À noite, então, nem se fala.

Existem a tosse com secreção e a tosse seca. A tosse seca é também chamada não-produtiva (sem evacuação de secreção).

No primeiro caso, para combater a tosse é preciso eliminar as secreções. Naturalmente o corpo vai expelindo-a no tempo certo, porém tomar xaropes expectorantes podem ajudar na bastante a tornar o processo mais rápido.

Quais os benefícios do xarope natural?

Não há dúvidas que as plantas e ervas têm poder de cura; isso já é sabido há milhares de anos. E nós podemos ajudar o nosso organismo com estes benefícios que a natureza nos oferece. Xapores naturais ajudam também em doenças inflamatórias e autoimunes, pois têm reconhecido poder anti-inflamatório. Por também aumentar a imunidade, ele combate problemas do trato respiratório.

O gengibre, por exemplo, tem em sua composição o gingerol, que age como um expectorante de muco no organismo.

O limão ajuda em casos de baixa imunidade – e contém vitamina C, ajudando no tratamento e prevenção de doenças.

O mel é cheio de polifenois, que são antioxidantes que eliminam os radicais livres — moléculas oxidativas das células, além de evitarem problemas de saúde diversos.

Além de serem econômicas, as misturas são fáceis e práticas de fazer. Confira uma sugestão de receita para fazer o xarope em casa.

Xarope Natural e Caseiro

Um dos segredos para fazer o xarope natural é sempre adicionar mel ou um pouco de açúcar, de preferência o mascavo. Essas substâncias ajudam a manter o princípio ativo das ervas, conservam, dão consistência melhor ao xarope e deixam um sabor mais gostoso (menos amargo). Para o preparo do chá você pode utilizar a casca, as flores, as folhas e as raízes das plantas e frutas. Os chás, embora não sejam medicamentos, têm propriedades medicinais. Por meio deles podemos repor substâncias e nutrientes.

Receita do Xarope Natural

Ingredientes

500 ml de água30 g de gengibre ralado ou picadoUm punhado de tomilhoUm punhado de cravoUm punhado de anis estreladoSuco de 1 limão80 ml de mel

Modo de Preparo

Faça um chá com as ervas. Coe e reserve. Ainda quente, acrescente o mel e mexa bem. Quando esfriar, acrescente o suco do limão e mexa bem. Guarde em um pote com tampa e tome 25 ml duas vezes ao dia.

Outra maneira de fazer é colocando todos ingredientes em uma panela e deixando ferver por 30 minutos. Nesse caso pode ser usado o açúcar mascavo no lugar no mel.

E se a tosse persistir?

É preciso diagnosticar a tosse após três semanas de ocorrência. Se for um resfriado mal curado, a pessoa não passa mais de três semanas tossindo. Ultrapassar esse tempo, já apresenta sinal de perigo. Procure um médico para identificar o problema.

As opções naturais para tratar a tosse nunca devem substituir — apenas complementar — os medicamentos receitados pelo médico, principalmente em casos de tosse alérgica (que é tratada com anti-histamínicos, por exemplo).

Fonte: Beleza e Saúde

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE