Músico apresenta Concerto Percussivo Didático em PG | aRede
PUBLICIDADE

Músico apresenta Concerto Percussivo Didático em PG

Imagem ilustrativa da imagem Músico apresenta Concerto Percussivo Didático em PG
-

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos do Colégio Marista no Santa Mônica participam nesta quarta-feira (9) às 10 horas e às 16 horas do projeto Concertos Percussivos Didáticos, do músico ponta-grossense Ricardo Corrêa. O projeto, aprovado pela Lei Rouanet e pela Lei Bepe, tem como proposta levar ao público adolescente a histórias de 23 instrumentos musicais, apresentando a sonoridade de cada um em arranjos cuidadosamente preparados.

“Nossa intenção com o projeto é despertar o interesse dos jovens para o desenvolvimento da percepção musical e corporal a partir de ritmos brasileiros e afro-latino-americanos”, explica Corrêa. O projeto já teve quatro apresentações no Colégio Estadual Senador Corrêa e no Instituto de Educação Cesar Prieto Martinez, com o patrocínio da Beaulieu do Brasil.

A percussão corporal é trabalhada com a plateia como meio de enfatizar as possibilidades sonoras conseguidas através do corpo. “O nosso corpo por si só é rítmico. As batidas do coração, o correr, o andar e  até a respiração são movimentos cadenciados. O que a gente faz no projeto é chamar a atenção para as sonoridades possíveis, transformando-as em parte do espetáculo”, explica Corrêa.

O primeiro ritmo trabalhado no concerto é o samba, com a utilização do pandeiro, tamborim, bumbo e ganzá, tocados ao vivo. O Forró, o Baião e o Xaxado são demonstrados com a zabumba, o triângulo e agogô, enquanto no Maracatu são apresentados a alfaia, a caixa, o agogô e o Xequerê.

O bolero, a salsa e o mambo também são contextualizados, abordando seus países de origem e sua influência na América Latina. São ritmos onde há a predominância de instrumentos como tumbas ou congas, bongo, güiro, claves, cowBeII , cajon e shake (ovinho).

O ritmo Afro-brasileiro é representado pela capoeira, com os tradicionais berimbau, pandeiro de couro, caxixi, além da interação com a percussão corporal. O último instrumento trabalhado no concerto é a bateria, com a execução de vários ritmos como o blues, rock, funk americano, MPB.

O projeto Concertos Percussivos Didáticos  prevê a realização de outras 14 apresentações, em cinco cidades paranaenses até 2016. Para as novas apresentações o projeto está em fase de captação de recursos. Qualquer empresa tributada pelo lucro real pode direcionar 4% do Imposto de Renda devido para o projeto.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE