Paralisação do INSS deve acabar nessa quinta-feira | aRede
PUBLICIDADE

Paralisação do INSS deve acabar nessa quinta-feira

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ao que tudo indica a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que completa hoje dois meses em Ponta Grossa, deve terminar na próxima quinta-feira. Quem antecipou a informação ao Jornal da Manhã foi a diretora local do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Assistência Social e Trabalho (Sindprev), Glaci das Graças Carneiro.

“Faremos uma nova assembleia estadual na quarta-feira em Curitiba. A grande maioria do comando de greve aposta no fim no movimento devido ao desgaste que a paralisação vem causando”, explica.


De acordo com Glaci, a decisão pelo fim do movimento também deve estar embasada na contraproposta por escrito feita pelo Governo Federal, uma das exigências dos grevistas. “Apesar de manter a proposta de reajuste em 21%, ficaram asseguradas outras garantias que deverão compensar para os servidores”, diz.

A categoria solicitava um aumento de 27% dividido em três anos. Entre as outras reivindicações estavam incorporação das gratificações; plano de cargos e carreiras; 30 horas de trabalho para todos os servidores; concurso público para repor quadro funcional; fim do assédio moral e terceirizações, além da isonomia salarial e paridade entre ativos e aposentados.

A adesão à greve em Ponta Grossa é de aproximadamente 80%. Os outros 20% mantém os serviços essenciais como reagendamentos, recebimento de documentação e ações na área social. Há atendimentos, por exemplo, de perícia para pessoas que vêm de fora. “Com isso cumprimos a exigência legal em relação aos serviços prestados durante o período de paralisação dos servidores públicos”, finaliza Glaci.

MOBILIZAÇÃO - Servidores se reúnem hoje em PG

Apesar de sinalizar para o fim da greve, a terça-feira será de mobilização em Ponta Grossa. “Servidores grevistas de cidades do interior, juntamente com o comando de greve de Curitiba estarão hoje pela manhã na cidade. Nossa ideia é demonstrar a força do movimento e pressionar os funcionários que insistem em trabalhar, bem como nossos patrões”, revela a diretora do Sindprev, Glaci das Graças Carneiro. A concentração se dará em frente à sede do INSS, localizada na Rua Marquês do Paraná, no bairro da Ronda, a partir das 9h30. “Vamos estar com faixas e realizar um ‘apitaço’”, relata.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE