Contribuintes entregam 7 mil declarações em PG | aRede
PUBLICIDADE

Contribuintes entregam 7 mil declarações em PG

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Passadas três semanas do início do prazo da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), a Receita Federal do Brasil recebeu apenas 4,43 milhões de declarações em todo o Brasil. O valor, fechado no final da tarde de ontem, representa cerca de 16,1% do total de 27,5 milhões de declarações esperadas no país. Na região abrangida pela delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa, pouco mais de 21 mil declarações foram recebidas, o que corresponde a 12,5% das 169 mil esperadas – percentual semelhante a media em Ponta Grossa, onde pouco mais de 7 mil declarações foram recebidas. O prazo limite para a entrega é o dia 30 de abril.

Em uma análise mais ampla, passado um terço do prazo, apenas um oitavo das declarações previstas foram recebidas. Apesar disso, para o delegado da Receita Federal na região, Gustavo Horn, ainda não há motivos para pânico, tendo em vista que essa baixa média é notada anualmente. “O Brasil está um pouco à nossa frente, mas é normal, geralmente acontece isso. Em outros lugares há mais contribuintes com direito a restituição, e são esses a grande massa dos que já entregaram. Ainda assim, no Brasil, estamos um milhão de declarações à frente do mesmo período no ano passado”, destaca.

Contudo, essa não é a condição ideal, segundo Horn. Ele lembra que nos últimos vinte dias, no último terço do prazo, cerca de 66% das declarações, ou dois terços do total, devem ser entregues. “As pessoas poderiam entregar um pouco antes. Tem essa preocupação de a pessoa não dar ‘sopa para o azar’ e perder o prazo, mas também quem tem restituição é fundamental que não deixe para entregar nos últimos dias para não ficar no último lote de restituição. O ideal é que o cidadão já vá entregando tão logo que possível”, recomenda, indicando que as pessoas, a partir do dia 15 de maio, confiram o extrato, para ver se não há nenhum erro com a declaração.

Quem perder o prazo de entrega está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. E quem for obrigado a declarar, mas não o fizer, terá o CPF suspenso, e, com isso, a pessoa fica impedida de conseguir crédito, assumir cargo público, retirar passaporte, obter o ‘FIES’, entre outras restrições.

Operação fiscaliza 30 contribuintes

A Operação ‘Filhos do Vento’, realizada pelo setor de Inteligência da Receita Federal em todo o território nacional, com a intenção de coibir a prática de estelionato e de crime contra a ordem tributária, irá fiscalizar contribuintes da Região. As fraudes foram constatadas por meio do aumento artificial de despesas passíveis de abatimento da base de cálculo do imposto de renda, em especial as despesas decorrentes de pensão alimentícia. Cerca de 30 contribuintes da região abrangida pela delegacia da Receita em Ponta Grossa irão receber, em duas semanas, notificações, e poderão entrar em Malha Fiscal, para se explicar ao Fisco. “Se esses contribuintes retificaram antes, podem se livrar das multas, se for o caso”, explica Gustavo Horn. No Brasil, estima-se que o crédito tributário sonegado seja superior a R$ 100 milhões.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE