Serviços e indústria lideram a geração de emprego em PG | aRede
PUBLICIDADE

Serviços e indústria lideram a geração de emprego em PG

Resultado é saldo de 4.021 admissões e 3.021 desligamentos. Serviços e indústria foram destaque

Indústria foi o segundo principal setor em geração de emprego em fevereiro
Indústria foi o segundo principal setor em geração de emprego em fevereiro -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Resultado é saldo de 4.021 admissões e 3.021 desligamentos. Serviços e indústria foram destaque, que somaram, juntas, mais de 700 vagas

Ponta Grossa registrou, neste mês de fevereiro, um dos maiores valores da história na geração de emprego para um único mês. Levantamento revelado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), através da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostra que exatas mil novas oportunidades foram abertas no mês passado. Isso se refere a um saldo registrado diante de 4.021 admissões contra 3.021 desligamentos. É um incremento que fez aumentar em 1,17% o estoque total de trabalhadores registrados com carteira assinada, que passa de 86 mil.  

Em uma análise em âmbito estadual, foi o terceiro município em saldo, à frente de Curitiba, que gerou 3.597 novas oportunidades, seguida por Maringá, onde foram 1.205 vagas criadas. Ponta Grossa ficou à frente de cidades como Cascavel (864 vagas geradas), São José dos Pinhais (662), Londrina (652) e Foz do Iguaçu (524). Esse valor, de mil vagas para um único mês, é o maior valor registrado em, pelo menos quatro anos. Entre os setores, os que mais geraram vagas na cidade foram os serviços, com 433 novos postos, seguido pela indústria (280 vagas) e a administração pública (220). O comércio gerou 50 vagas. 

José Loureiro Neto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, e também presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e região, credita o momento positivo a uma mudança na economia. Ele observa que foi um crescimento não apenas localizado, mas nacional, com mais de 170 mil vagas de emprego criadas em todo o Brasil. Contudo, não deixa de destacar o forte desempenho do município, o terceiro melhor entre as grandes cidades paranaenses. “Se Curitiba, com cerca de 1,8 milhão de habitantes, gerou 3,5 mil vagas, e Maringá 1,2 mil, proporcionalmente tivemos um desempenho melhor do que esses dois primeiros. Então é um ótimo resultado”, avalia.

Loureiro destaca um bom desempenho da indústria, que acaba refletindo em diversos setores. “Se a indústria tem maior demanda, é porque tem maior venda. Aí há a necessidade de maior produção, então começa a contratar. E isso reflete diretamente no comércio e no setor de serviços. Quando mais vende, mais tem suprir a produção, e isso faz girar toda a economia”, ressaltou o secretário.

Paraná gera 18,2 mil novas vagas

O Brasil registrou a abertura de 173.139 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. O saldo desse mês é o sexto melhor da série histórica do cadastro desde 1992. O Paraná foi o quinto estado que mais gerou vagas no Brasil, com 18.254 novos postos de trabalho. Os melhores em âmbito nacional foram São Paulo (62.339), Minas Gerais (26.016), Santa Catarina (25.104) e Rio Grande do Sul (22.463).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE