X
aRede aRede
(X)
Publicidade

Ponta Grossa

Da Redação | Ponta Grossa | 20/02/2019 as 17:50h

Crescem os atendimentos da Farmácia Escola em 2018

Desde a sua fundação, em 1984 a Farmácia Escola se empenha em expandir suas atividades

A Farmácia Escola Professor Horácio Droppa da UEPG é uma farmácia modelo, que além de servir para a formação de excelência de farmacêuticos na região dos Campos Gerais, fornece produtos e serviços de saúde da mais alta qualidade à comunidade da UEPG e externa, como destaca Ana Cristina Oltamari Toledo, que, em 2003, assumiu a direção do setor no Campus de Uvaranas. Localizada no Bloco M, a farmácia oferece ao público serviços como a venda de medicamentos de referência, genéricos e similares, controlados, alguns medicamentos e cosméticos manipulados e produtos de higiene e perfumaria em geral.

Com relação às atividades de dispensação, a diretora observa que são realizadas por estagiários de quinta série do curso de Farmácia, em média 35 por ano, sendo este estágio obrigatório. Também no espaço físico da Farmácia Escola os alunos da 2ª série, este ano 36 acadêmicos, participam das aulas teóricas e práticas da disciplina Estágio de iniciação em ciências farmacêuticas II. Todas as atividades são supervisionadas por um professor farmacêutico.

Além disso, como assinala Ana, diversos serviços são ofertados, a exemplo de consultas farmacêuticas, orientação para uso correto de medicamentos, determinação da pressão arterial e glicemia capilar, e aplicação de injetáveis e inalação. A Farmácia Escola também participa do Projeto “Educando e tratando o tabagismo”, em parceria com os departamentos de Enfermagem e de Medicina. Neste projeto são atendidos de 30 a 40 pacientes por bimestre, que após participarem de orientações por acadêmicos e profissionais de enfermagem e passarem por consulta médica, são atendidos na Farmácia Escola sob orientação farmacêutica para a dispensação de medicamentos gratuitos fornecidos pelo Ministério da Saúde, somente para pacientes integrantes do projeto. Durante anos este projeto teve a UEPG como único local de Ponta Grossa a desenvolver esse trabalho.

No setor de Manipulação normalmente atuam acadêmicos da 4ª série juntamente com seus professores supervisores, farmacêutico e técnicos. Estes integram as disciplinas de Manipulação Magistral e Oficinal e Manipulação Dermocosmética onde manipulam os produtos encomendados por pacientes na Farmácia Escola. Ana Cristina ressalta que o Setor de Manipulação exige muita destreza técnica e supervisão constantes tendo em vista a responsabilidade para com a qualidade dos produtos manipulados; por isso cada turma não excede três acadêmicos.

A Farmácia Escola atende ao público de segunda à sexta-feira das 8h15 às 11h30 e das 13h30 às 16h45. 


História e Transformações

Dos planos traçados para a Farmácia Escola, Ana Cristina conta que, o trabalho realizado, com raízes em 2003, impulsionou transformações na trajetória da Farmácia Escola, a partir do momento em que naquele ano devido ao curso de Farmácia estar no Campus de Uvaranas e a construção do Bloco onde ficaria instalada a Farmácia Escola quase pronto, o Departamento de Ciência Farmacêuticas (Defar/Sebisa), em reunião com os seus membros resolveu abrir uma “filial” no Campus de Uvaranas. Até o término da construção do prédio próprio, a Farmácia Escola ficou na Sala 10, do Bloco M (cedida pelo Departamento de Odontologia).

Ao longo de 2003 até a inauguração da nova Farmácia Escola em 2004, segundo a diretora, era oferecido estágio para os acadêmicos de Farmácia no Campus Central, nas manhãs; e no Campus de Uvaranas à tarde. Na Sala 10, Ana Cristina conta que foram desenvolvidos os serviços farmacêuticos até o término das obras do Bloco que iria receber a Livraria UEPG, o Laboratório Escola e a Farmácia Escola. Por conta do pouco espaço da sala, conforme ela, a Farmácia só trabalhava com serviços como dispensação de medicamentos, venda de produtos de higiene e perfumaria, determinação da pressão arterial, e aplicação de medicamentos injetáveis.

Com a procura crescente pelos serviços prestados, a Farmácia Escola, em outubro de 2004, teve a inauguração de um Bloco específico de atenção à saúde, contando com uma área de 260m2 , assim divididos: 1º Pavimento – Nível da Rua: área de dispensação e prestação de serviços farmacêuticos: 92 m2; 2º Pavimento – Mezanino: área administrativa; sala de aula e estoque: 66 m2; e Pavimento Térreo – Nível do Patamar: área para farmácia de manipulação: 102 m2.

Nesta área foram implantados aos poucos outros serviços, a exemplo de inalação, determinação de glicemia capilar, e manipulação. “Nós conseguimos descontos em medicamentos e produtos de higiene e perfumaria”, diz a farmacêutica, ao acrescentar que o “desconto oportunizado através de ação conjunta com o DeFar e Projur foi fator de atração da presença de um número cada vez maior de usuários dos serviços da Farmácia”.

A diretora registra que, hoje, há movimento crescente no setor. Essa observação segue no comparativo dos últimos 5 anos: 2014 = 6.908 atendimentos; 2015 = 7.192; 2016 = 8.711; 2017 = 9.808; e 2018 = 13.297. 015=7.192, 2016=8.711; 2017=9.808; e 2018=13.287. Ana Cristina ressalta que este cenário positivo beneficia, principalmente, os acadêmicos estagiários na prática diária como futuros farmacêuticos, e também favorece a comunidade universitária e externa.


Valores e Equipe

Ainda registrando as ações que determinaram o atual momento da Farmácia Escola, a farmacêutica Ana cita a introdução da compra diária de medicamentos e produtos de higiene e perfumaria, para suprir a necessidade de receituários específicos que a comunidade universitária apresentava diariamente após consulta médica. Também ressalta o período em que a Farmácia conseguiu equipar o setor de manipulação para a produção de dermocosméticos e produtos oficinais, juntamente com as respectivas disciplinas.

Outro momento importante refere-se ao aumento da prestação de serviços farmacêuticos como a determinação de glicemia capilar, inalação, atenção farmacêutica e, agora também, com consulta farmacêutica. A administradora diz que “entender e saber lidar com as necessidades da clientela agrega valores aos serviços farmacêuticos prestados à comunidade, e representa um impulso para se atingir metas e objetivos que resultem em inovações na área”.

Para a farmacêutica evidenciam-se em cada nova conquista da área os esforços de todos aqueles que estiveram presentes no cotidiano de trabalho da Farmácia Escola, e na motivação da equipe que hoje está no setor e não mede esforços para atingir valores crescentes de qualidade, na busca de uma comunicação sempre positiva com o público que procura por seus serviços de saúde. Com um trabalho integrado com as demandas do Sebisa e DeFar, a Farmácia Escola tem o suporte de uma equipe, que tem Ana Cristina Oltramari Toledo, na direção técnica e administração; Arcélio Benetoli, professor do Defar responsável pelo setor de manipulação, atuando na coordenação dos estagiários (supervisiona e acompanha as atividades de estágio); professores supervisores; estagiários do curso de Farmácia e pessoal de apoio.


Descarte Inteligente

O mais recente serviço prestado, introduzido no final de 2018, é o Descarte Inteligente disponibilizado pela Farmácia Escola do Defar/Sebisa, em parceria com a empresa Pontamed Farmacêutica Ltda. Com o alerta “lugar de medicamento em desuso ou vencido, não é no lixo nem no ralo – muito menos no vaso sanitário”, o Descarte Inteligente incentiva a comunidade universitária e externa a separar os medicamentos vencidos ou aqueles que não serão mais utilizados e levá-los até a caixa coletora da Farmácia Escola. A diretora da Farmácia Escola frisa que o descarte é somente para medicamentos. Não há descarte para materiais perfurocortantes, a exemplo de agulhas e lâminas.

A farmacêutica Ana ressalta que podem ser descartados na caixa coletora todos os tipos de medicamentos vencidos ou em desuso fora das embalagens de papel, como cartuchos e bulas, exceto quando estas estiverem com resíduos dos medicamentos. “O Descarte Inteligente é uma proposta importante para a Farmácia Escola, pois o farmacêutico é o profissional responsável pelo medicamento, sendo assim é mais uma forma de orientação à comunidade sobre os perigos do descarte incorreto, da utilização de medicamentos vencidos ou da utilização de medicamentos prescritos para uma determinada patologia que sobraram e que serão utilizados para casos “parecidos”.

Acerca do descarte incorreto, Ana Cristina lamenta e diz que “esse gesto pode causar danos à saúde e ao meio ambiente”. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 08h15 às 11h30 e das 13h30 às 16h45. “Nós alertamos a comunidade universitária para que traga esse produtos até a caixa coletora disponibilizada na Farmácia Escola para o descarte de medicamentos”.


História e Resultados

Desde a sua fundação, em 1984, no Campus Central, a Farmácia Escola se empenha em expandir suas atividades, que na história iniciou com a finalidade de propiciar estágio aos acadêmicos do curso de Farmácia com acompanhamento de professores supervisores. Com o olhar no atendimento prestado na Farmácia em seus anos de história, a diretora posiciona que, hoje, os resultados positivos que vem sendo alcançados pelo setor têm a ver com a parceria que sempre teve com o Departamento de Farmácia, Sebisa, a Reitoria e a Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (Proad) da UEPG. Ainda salienta que a Farm

Para a farmacêutica Ana, o que define os momentos de satisfação no trabalho prestado pela Farmácia é o poder colaborar para o restabelecimento da saúde fisiológica e psicológica do paciente. “Nós nos sentimos recompensados ao registrar o sorriso, o olhar de gratidão daqueles que procuram os serviços da Farmácia Escola. O farmacêutico é um profissional da saúde de fácil acesso. Não é preciso agendar para falar com o Farmacêutico. Ele sempre está na farmácia e em todos os horários”. Por isso, segundo Ana Cristina, os pacientes procuram esse profissional para orientações tanto farmacológicas como psicológicas. “É porque o farmacêutico no âmbito de sua capacidade profissional orienta, esclarece e, quando necessário, encaminha e até agenda consulta com profissional específico para o atendimento.”

Com informações da Assessoria de Imprensa


Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bom Dia Astral 22/03/2019 ás 00:05h
RC Coluna 22/03/2019 ás 00:05h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 21:04h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 20:47h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 20:45h
Campos Gerais 21/03/2019 ás 19:32h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 18:43h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 18:19h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 18:10h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 17:38h
Publicidade

VÍDEOS

Campos Gerais | 19/03/2019 ás 11:03h

Câmera de segurança registra assalto em Castro

Cotidiano 13/03/2019 ás 14:49h
Publicidade

PONTA GROSSA

Ponta Grossa | 21/03/2019 ás 15:33h

Princesa dos Campos realiza ação no Dia Mundial da Água

Ponta Grossa 21/03/2019 ás 15:04h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 13:42h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 13:37h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 13:28h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 12:41h
Publicidade

COTIDIANO

Cotidiano | 21/03/2019 ás 16:58h

Tribunal de Justiça nega pedido de soltura a Beto Richa

Cotidiano 21/03/2019 ás 14:19h
Cotidiano 21/03/2019 ás 11:43h
Publicidade

CAMPOS GERAIS

Campos Gerais | 21/03/2019 ás 14:00h

Rapaz morre depois de levar tiro na cabeça na região

Campos Gerais 21/03/2019 ás 13:44h
Campos Gerais 21/03/2019 ás 10:10h
Campos Gerais 20/03/2019 ás 17:26h
Publicidade

MIX

Mix | 20/03/2019 ás 18:51h

Produção de clipes destaca cenário autoral de PG

Publicidade

ESPORTE

Esporte | 21/03/2019 ás 07:59h

Operário perde para Athletico na Arena da Baixada

Publicidade

INSANA

Insana | 18/03/2019 ás 15:15h

Homem remove parte interna das orelhas e foto impressiona

Publicidade

VAMOS LER

Vamos Ler | 06/12/2018 ás 13:14h

Alunas realizam entrevistas durante premiação em Castro

AGRONEGÓCIO

Agronegócio | 21/03/2019 ás 15:42h

PG sedia reunião de pré-assembleia do Sistema Ocepar

Publicidade

ROMULO CURY

RC Coluna | 22/03/2019 ás 00:05h

Coluna RC desta sexta-feira (22/03)

BOM DIA ASTRAL

Bom Dia Astral | 22/03/2019 ás 00:05h

Confira seu horóscopo para esta sexta-feira (22/03)

EMPREGOS

Empregos | 22/03/2019 ás 00:05h

Vagas na agência do Trabalhador para esta sexta-feira (22/03)

Publicidade

MAIS LIDAS

Cotidiano | 21/03/2019 ás 08:25h

Dirigir com CNH suspensa ou cassada não é mais crime

Ponta Grossa 21/03/2019 ás 13:28h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 10:50h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 18:43h
Ponta Grossa 21/03/2019 ás 13:42h
Publicidade
Publicidade