Crescem os atendimentos da Farmácia Escola em 2018 | aRede
PUBLICIDADE

Crescem os atendimentos da Farmácia Escola em 2018

Desde a sua fundação, em 1984 a Farmácia Escola se empenha em expandir suas atividades

Projeto oferece serviços de saúde à comunidade
Projeto oferece serviços de saúde à comunidade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Desde a sua fundação, em 1984 a Farmácia Escola se empenha em expandir suas atividades

A Farmácia Escola Professor Horácio Droppa da UEPG é uma farmácia modelo, que além de servir para a formação de excelência de farmacêuticos na região dos Campos Gerais, fornece produtos e serviços de saúde da mais alta qualidade à comunidade da UEPG e externa, como destaca Ana Cristina Oltamari Toledo, que, em 2003, assumiu a direção do setor no Campus de Uvaranas. Localizada no Bloco M, a farmácia oferece ao público serviços como a venda de medicamentos de referência, genéricos e similares, controlados, alguns medicamentos e cosméticos manipulados e produtos de higiene e perfumaria em geral.

Com relação às atividades de dispensação, a diretora observa que são realizadas por estagiários de quinta série do curso de Farmácia, em média 35 por ano, sendo este estágio obrigatório. Também no espaço físico da Farmácia Escola os alunos da 2ª série, este ano 36 acadêmicos, participam das aulas teóricas e práticas da disciplina Estágio de iniciação em ciências farmacêuticas II. Todas as atividades são supervisionadas por um professor farmacêutico.

Além disso, como assinala Ana, diversos serviços são ofertados, a exemplo de consultas farmacêuticas, orientação para uso correto de medicamentos, determinação da pressão arterial e glicemia capilar, e aplicação de injetáveis e inalação. A Farmácia Escola também participa do Projeto “Educando e tratando o tabagismo”, em parceria com os departamentos de Enfermagem e de Medicina. Neste projeto são atendidos de 30 a 40 pacientes por bimestre, que após participarem de orientações por acadêmicos e profissionais de enfermagem e passarem por consulta médica, são atendidos na Farmácia Escola sob orientação farmacêutica para a dispensação de medicamentos gratuitos fornecidos pelo Ministério da Saúde, somente para pacientes integrantes do projeto. Durante anos este projeto teve a UEPG como único local de Ponta Grossa a desenvolver esse trabalho.

No setor de Manipulação normalmente atuam acadêmicos da 4ª série juntamente com seus professores supervisores, farmacêutico e técnicos. Estes integram as disciplinas de Manipulação Magistral e Oficinal e Manipulação Dermocosmética onde manipulam os produtos encomendados por pacientes na Farmácia Escola. Ana Cristina ressalta que o Setor de Manipulação exige muita destreza técnica e supervisão constantes tendo em vista a responsabilidade para com a qualidade dos produtos manipulados; por isso cada turma não excede três acadêmicos.

A Farmácia Escola atende ao público de segunda à sexta-feira das 8h15 às 11h30 e das 13h30 às 16h45. 

História e Transformações

Dos planos traçados para a Farmácia Escola, Ana Cristina conta que, o trabalho realizado, com raízes em 2003, impulsionou transformações na trajetória da Farmácia Escola, a partir do momento em que naquele ano devido ao curso de Farmácia estar no Campus de Uvaranas e a construção do Bloco onde ficaria instalada a Farmácia Escola quase pronto, o Departamento de Ciência Farmacêuticas (Defar/Sebisa), em reunião com os seus membros resolveu abrir uma “filial” no Campus de Uvaranas. Até o término da construção do prédio próprio, a Farmácia Escola ficou na Sala 10, do Bloco M (cedida pelo Departamento de Odontologia).

Ao longo de 2003 até a inauguração da nova Farmácia Escola em 2004, segundo a diretora, era oferecido estágio para os acadêmicos de Farmácia no Campus Central, nas manhãs; e no Campus de Uvaranas à tarde. Na Sala 10, Ana Cristina conta que foram desenvolvidos os serviços farmacêuticos até o término das obras do Bloco que iria receber a Livraria UEPG, o Laboratório Escola e a Farmácia Escola. Por conta do pouco espaço da sala, conforme ela, a Farmácia só trabalhava com serviços como dispensação de medicamentos, venda de produtos de higiene e perfumaria, determinação da pressão arterial, e aplicação de medicamentos injetáveis.

Com a procura crescente pelos serviços prestados, a Farmácia Escola, em outubro de 2004, teve a inauguração de um Bloco específico de atenção à saúde, contando com uma área de 260m2 , assim divididos: 1º Pavimento – Nível da Rua: área de dispensação e prestação de serviços farmacêuticos: 92 m2; 2º Pavimento – Mezanino: área administrativa; sala de aula e estoque: 66 m2; e Pavimento Térreo – Nível do Patamar: área para farmácia de manipulação: 102 m2.

Nesta área foram implantados aos poucos outros serviços, a exemplo de inalação, determinação de glicemia capilar, e manipulação. “Nós conseguimos descontos em medicamentos e produtos de higiene e perfumaria”, diz a farmacêutica, ao acrescentar que o “desconto oportunizado através de ação conjunta com o DeFar e Projur foi fator de atração da presença de um número cada vez maior de usuários dos serviços da Farmácia”.

A diretora registra que, hoje, há movimento crescente no setor. Essa observação segue no comparativo dos últimos 5 anos: 2014 = 6.908 atendimentos; 2015 = 7.192; 2016 = 8.711; 2017 = 9.808; e 2018 = 13.297. 015=7.192, 2016=8.711; 2017=9.808; e 2018=13.287. Ana Cristina ressalta que este cenário positivo beneficia, principalmente, os acadêmicos estagiários na prática diária como futuros farmacêuticos, e também favorece a comunidade universitária e externa.

Valores e Equipe

Ainda registrando as ações que determinaram o atual momento da Farmácia Escola, a farmacêutica Ana cita a introdução da compra diária de medicamentos e produtos de higiene e perfumaria, para suprir a necessidade de receituários específicos que a comunidade universitária apresentava diariamente após consulta médica. Também ressalta o período em que a Farmácia conseguiu equipar o setor de manipulação para a produção de dermocosméticos e produtos oficinais, juntamente com as respectivas disciplinas.

Outro momento importante refere-se ao aumento da prestação de serviços farmacêuticos como a determinação de glicemia capilar, inalação, atenção farmacêutica e, agora também, com consulta farmacêutica. A administradora diz que “entender e saber lidar com as necessidades da clientela agrega valores aos serviços farmacêuticos prestados à comunidade, e representa um impulso para se atingir metas e objetivos que resultem em inovações na área”.

Para a farmacêutica evidenciam-se em cada nova conquista da área os esforços de todos aqueles que estiveram presentes no cotidiano de trabalho da Farmácia Escola, e na motivação da equipe que hoje está no setor e não mede esforços para atingir valores crescentes de qualidade, na busca de uma comunicação sempre positiva com o público que procura por seus serviços de saúde. Com um trabalho integrado com as demandas do Sebisa e DeFar, a Farmácia Escola tem o suporte de uma equipe, que tem Ana Cristina Oltramari Toledo, na direção técnica e administração; Arcélio Benetoli, professor do Defar responsável pelo setor de manipulação, atuando na coordenação dos estagiários (supervisiona e acompanha as atividades de estágio); professores supervisores; estagiários do curso de Farmácia e pessoal de apoio.

Descarte Inteligente

O mais recente serviço prestado, introduzido no final de 2018, é o Descarte Inteligente disponibilizado pela Farmácia Escola do Defar/Sebisa, em parceria com a empresa Pontamed Farmacêutica Ltda. Com o alerta “lugar de medicamento em desuso ou vencido, não é no lixo nem no ralo – muito menos no vaso sanitário”, o Descarte Inteligente incentiva a comunidade universitária e externa a separar os medicamentos vencidos ou aqueles que não serão mais utilizados e levá-los até a caixa coletora da Farmácia Escola. A diretora da Farmácia Escola frisa que o descarte é somente para medicamentos. Não há descarte para materiais perfurocortantes, a exemplo de agulhas e lâminas.

A farmacêutica Ana ressalta que podem ser descartados na caixa coletora todos os tipos de medicamentos vencidos ou em desuso fora das embalagens de papel, como cartuchos e bulas, exceto quando estas estiverem com resíduos dos medicamentos. “O Descarte Inteligente é uma proposta importante para a Farmácia Escola, pois o farmacêutico é o profissional responsável pelo medicamento, sendo assim é mais uma forma de orientação à comunidade sobre os perigos do descarte incorreto, da utilização de medicamentos vencidos ou da utilização de medicamentos prescritos para uma determinada patologia que sobraram e que serão utilizados para casos “parecidos”.

Acerca do descarte incorreto, Ana Cristina lamenta e diz que “esse gesto pode causar danos à saúde e ao meio ambiente”. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 08h15 às 11h30 e das 13h30 às 16h45. “Nós alertamos a comunidade universitária para que traga esse produtos até a caixa coletora disponibilizada na Farmácia Escola para o descarte de medicamentos”.

História e Resultados

Desde a sua fundação, em 1984, no Campus Central, a Farmácia Escola se empenha em expandir suas atividades, que na história iniciou com a finalidade de propiciar estágio aos acadêmicos do curso de Farmácia com acompanhamento de professores supervisores. Com o olhar no atendimento prestado na Farmácia em seus anos de história, a diretora posiciona que, hoje, os resultados positivos que vem sendo alcançados pelo setor têm a ver com a parceria que sempre teve com o Departamento de Farmácia, Sebisa, a Reitoria e a Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (Proad) da UEPG. Ainda salienta que a Farm

Para a farmacêutica Ana, o que define os momentos de satisfação no trabalho prestado pela Farmácia é o poder colaborar para o restabelecimento da saúde fisiológica e psicológica do paciente. “Nós nos sentimos recompensados ao registrar o sorriso, o olhar de gratidão daqueles que procuram os serviços da Farmácia Escola. O farmacêutico é um profissional da saúde de fácil acesso. Não é preciso agendar para falar com o Farmacêutico. Ele sempre está na farmácia e em todos os horários”. Por isso, segundo Ana Cristina, os pacientes procuram esse profissional para orientações tanto farmacológicas como psicológicas. “É porque o farmacêutico no âmbito de sua capacidade profissional orienta, esclarece e, quando necessário, encaminha e até agenda consulta com profissional específico para o atendimento.”

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE