Câmara decide sobre regras para conservação de calçadas | aRede
PUBLICIDADE

Câmara decide sobre regras para conservação de calçadas

Projeto do Poder Executivo que será votado em 2ª discussão quer garantir a preservação de passeios por parte dos proprietários.

Caso seja aprovada pela Câmara, medida segue para sanção de Marcelo Rangel
Caso seja aprovada pela Câmara, medida segue para sanção de Marcelo Rangel -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto do Poder Executivo que será votado em 2ª discussão quer garantir a preservação de passeios por parte dos proprietários.

Os vereadores de Ponta Grossa votam nesta quarta-feira (20), em segunda discussão, um projeto de lei do Poder Executivo (PL 143/2018) que promove alterações no Código de Obras do Município – disposto na lei 6.327/1999. A medida estabelece novos meios que devem garantir a preservação de calçadas por parte de proprietários de imóveis. Na primeira discussão, na segunda-feira (18), os vereadores aprovaram a proposta.

O objetivo da Prefeitura é atingir aqueles que não zelam pelo passeio em frente às propriedades. O texto aprovado na segunda-feira com uma emenda substitutiva estipula um prazo de 45 dias para que o proprietário faça reparos necessários na calçada. A medida altera o documento original encaminhado pelo Executivo, que determinava um prazo de 30 dias.

Com o novo projeto, a Prefeitura de Ponta Grossa poderá realizar o conserto do local em caso de negligência do proprietário e cobrar um valor de 50 Valores Referência (VR), equivalentes a cerca de R$ 3,9 mil. O dono também terá o nome inscrito na Dívida Ativa Municipal, no valor do custo do reparo.

Antes de realizar a obra, a Prefeitura deve enviar um comunicado que, de acordo com a proposta, pode ser feito pelos Correios, no próprio imóvel ou também através do Diário Oficial do Município. A medida tem o objetivo de garantir ordenação das vias, além de gerar mais segurança e mobilidade aos pedestres.

Caso seja aprovada novamente, a medida retorna à Prefeitura de Ponta Grossa e aguarda a sanção de Marcelo Rangel (PSDB) para entrar em funcionamento. A expectativa é de que ela não encontre resistência por parte dos vereadores.

Outra proposta analisada em segunda discussão durante a quarta-feira é a criação do programa ‘Doadores do Futuro’, de autoria de Ricardo Zampieri (PSL). A proposta do vereador cria uma campanha nas escolas da rede municipal para explicar a alunos do 4º e 5º sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE