Sociedade Astronômica registra eclipse lunar visível de PG | aRede
PUBLICIDADE

Sociedade Astronômica registra eclipse lunar visível de PG

Fenômeno analisado nesta madrugada foi o único visível do Brasil em 2019

Eclipse lunar desta madrugada é o único que será visível do Brasil neste ano
Eclipse lunar desta madrugada é o único que será visível do Brasil neste ano -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Fenômeno analisado nesta madrugada foi o único visível do Brasil em 2019

Apesar das nuvens no começo da madrugada, quem teve paciência conseguiu por vários momentos o único eclipse lunar visível no Brasil neste ano. As expectativas não eram boas, mas com nuvens mais esparsas que começaram a surgir na primeira hora de ocorrência do eclipse, foi possível, mesmo que com um véu de nuvens à frente da Lua, acompanhar as fases do eclipse, do parcial (somente um pequeno trecho da Lua se mostra mergulhado na sombra) até o total (quando toda a Lua foi encoberta pela sombra da Terra). O fenômeno foi analisado pela Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA)

Na fase de total, foi facilmente visível a coloração avermelhada que era esperada para este eclipse, devido ao nível de atividades vulcânicas que jogam partículas na atmosfera de todo o planeta, a qual serve de filtro para a luz solar, que é filtrada (ganhando coloração do vermelho, laranja e até cinza).

Para os que tinham a esperança de que as nuvens dessem folga para alguma visualização, houve várias oportunidades durante a madrugada, com encobertamentos totais da Lua pelas nuvens, redução da espessura e até mesmo a abertura de grande buracos entre as nuvens, expondo o fenômeno de forma mais ampla e destacada no céu. O eclipse tinha a possibilidade de ser observado de todo o Brasil, ficando, como toda observação celeste, dependente das condições do tempo.

Em Ponta Grossa, os membros do grupo de astrônomos amadores SPCA acompanharam o fenômeno e realizaram registros fotográficos, que foi prejudicado pela presença de nuvens.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE