Prefeitura confirma implantação do Terminal Santa Paula | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura confirma implantação do Terminal Santa Paula

Medida para o transporte coletivo terá projeto iniciado neste ano e visa diminuir número de veículos na área central

Linhas que atualmente abrangem a região integram a área do Terminal Central
Linhas que atualmente abrangem a região integram a área do Terminal Central -

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Medida para o transporte coletivo terá projeto iniciado neste ano e visa diminuir número de veículos na área central

Demanda antiga do transporte coletivo em Ponta Grossa, o Terminal Santa Paula deverá ter o projeto iniciado em 2019. A Prefeitura confirmou nesta sexta-feira (18) que está em processo de análise de espaços para sediar a estação do transporte coletivo na região, que integra o bairro Contorno. A obra ainda não tem licitação e orçamento definido.

A medida está incluída no Orçamento Anual de 2019 por meio de emenda parlamentar e prevê a desapropriação do imóvel. A proposta visa retirar parte da quantidade de ônibus que saem da região para o centro da cidade, colocando apenas o ônibus articulado (que pode levar mais de 100 passageiros) neste trajeto e diminuindo o número de veículos na região central.

O presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Milla (PV), adiantou que os processos de desapropriação dos terrenos já foram encaminhados pela Prefeitura. Segundo o vereador, o projeto deverá ser enviado à Casa nos próximos dias para ser analisado a partir do início de fevereiro, quando as atividades serão retomadas. A Câmara inicia as sessões deste ano no dia 18 do próximo mês.

“Estamos procurando alguns terrenos na região. Nós estamos verificando as áreas e temos uma equipe estudando algumas possibilidades”, aponta o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares. Segundo o representante da pasta, três áreas estão sendo analisadas pela Prefeitura e a definição sobre o local escolhido deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2019.

Linhares vê esta iniciativa como um ponto positivo para a região: “É um projeto muito importante, por ampliar o desenvolvimento no bairro e atender a demanda crescente na região que está defasada, com a ampliação de linhas do transporte”, analisa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população no bairro Contorno cresceu cerca de 25% entre os censos de 2000 e 2010, saindo de 21,5 mil para 28,3 mil moradores.

Prefeitura deve bancar a obra

Esta nova construção deverá ser custeada pelo poder concedente (Prefeitura), e não pela Viação Campos Gerais (VCG). Segundo a empresa, via assessoria de imprensa, na licitação para o transporte coletivo de Ponta Grossa em 2003, já estavam previstos recursos voltados à construção de novas estações no bairro de Uvaranas (que foi construído) e no Núcleo Santa Paula, com investimento de mais de R$ 2 milhões na época. Um terreno, que atualmente não pertence a concessionária, chegou a ser destinado para a obra na região. Entretanto, a verba foi destinada a outros investimentos da VCG. Novos termos poderão ser discutidos em 2023, no novo processo da área.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE