Terceira fase do Plano Diretor é apresentada em PG | aRede
PUBLICIDADE

Terceira fase do Plano Diretor é apresentada em PG

Apresentação é realizada pela Urbtec, empresa curitibana que venceu a licitação para desenvolver os estudos e projetos

A AEAPG sediou o encontro na última quarta-feira (5)
A AEAPG sediou o encontro na última quarta-feira (5) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Apresentação é realizada pela Urbtec, empresa curitibana que venceu a licitação para desenvolver os estudos e projetos 

Desde março deste ano, está ocorrendo a revisão do Plano Diretor e a elaboração do Mobilidade Urbana de Ponta Grossa. Na segunda fase dos trabalhos foi feito o diagnóstico do município e agora, na terceira fase, são discutidas as diretrizes e propostas. Este trabalho vem sendo executado por representantes do IPLAN (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa), pela Urbtec –  empresa curitibana que venceu a licitação para desenvolver os estudos e projetos – e por diversos órgãos da sociedade civil organizada, que é a parte mais interessada nas melhorias que estão sendo discutidas.

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa participa de forma ativa das reuniões que são realizadas, não somente por ter representação dentro do Iplan, mas por se tratar de uma entidade de classe com grande atuação social e política da cidade. A Engenharia e a Arquitetura ajudam a projetar e construir cidades cada vez mais sustentáveis e funcionais, sem deixar de lado a qualidade de vida dos seus munícipes.

Um dos principais objetivos do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana é justamente atender às demandas do nosso município, de acordo com a realidade e as particularidades de cada região, de cada bairro. Adequar as construções e o transporte são um dos pontos estudados dentro da revisão do Plano Diretor. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana visa a promover a inclusão social e dar subsídio para que todos os cidadãos usufruam de acessibilidade e mobilidade dentro do município. Cidades com mais de 20 mil habitantes e de interesse turístico tem o dever de realizar o Plano Diretor para que não haja um crescimento desordenado e para que as questões ambientais também sejam respeitadas dentro desse contexto.

Na última quarta-feira (5) a AEAPG foi sede de um importante debate sobre o assunto. Na ocasião, os técnicos da Urbtec apresentaram as propostas e diretrizes do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana que estão sendo desenvolvidas. As propostas foram analisadas e discutidas por engenheiros, arquitetos e demais interessados no tema, notadamente participantes oriundos do mercado imobiliário. O debate se prestava a abordar, de maneira técnica e ampla, os aspectos inerentes às principais futuras características do sistema viário municipal e do macrozoneamento a ser proposto para o futuro da cidade. No próximo dia 17, haverá uma audiência pública no Centro de Cultura, às 19h, para que sejam apresentadas e discutidas essas propostas. Quem desejar participar pode, inclusive, levar as suas.

Segundo a Arquiteta e Urbanista do Ilpan, Karla Gonzales Stamoulis, a participação popular é importante “não só pelo fato de saber o que as pessoas pensam a respeito das propostas, mas para que ajudem a decidir o que é melhor para o município nas questões que envolvem os estudos. O Plano terá validade de, no máximo, 10 anos, mas pode ser revisado a qualquer momento se houver uma grande necessidade para isso”, explica.

Última fase

A quarta e última fase acontecerá a partir do dia 23 de janeiro de 2019 e tratará da institucionalização e do Plano de Ação e Investimento (PAI), onde será posto em prática o que foi decidido ao longo desse ano e de onde virão os investimentos necessários. Quem quiser acessar o site do Iplan, pode o fazer através do endereço: www.iplan.pontagrossa.pr.gov.br e ter acesso a toda a documentação que já foi entregue e ainda enviar suas propostas ou sugestões para a revisão do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE