Engenharia possui 114 modalidades de atuação | aRede
PUBLICIDADE

Engenharia possui 114 modalidades de atuação

Comemoração do Dia do Engenheiro ocorre neste sábado, dia 8. Data é oficialmente celebrada no dia 11 de dezembro

No Crea-PR em Ponta Grossa, 1.261 Engenheiros Civis estão registrados
No Crea-PR em Ponta Grossa, 1.261 Engenheiros Civis estão registrados -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Comemoração do Dia do Engenheiro ocorre neste sábado, dia 8. Data é oficialmente celebrada no dia 11 de dezembro


Considerada um dos campos mais importantes do conhecimento humano, a Engenharia tem atraído cada vez mais profissionais que deslumbram uma carreia reconhecida e de sucesso. Isto porque, a área figura na lista das carreiras promissoras do futuro.  A Engenharia é hoje a única com 114 modalidades de atuação e considerada também a profissão das profissões, pois dela dependem diversas outras atividades.

A profissão, comemorada no dia 11 de dezembro, foi regulamentada no Brasil por meio do decreto 23.569, de 11 de dezembro de 1933, e é fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea), subordinados ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O interesse cada vez maior pela área se comprova pelo levantamento da regional do Crea- PR, em Ponta Grossa, que abrange 22 municípios da região. Nos últimos oito anos, o número de Engenheiros registrados junto ao órgão cresceu quase 60%, passando de 1.365, em 2010, para 2.154 em 2018.

Dentre as modalidades, a Engenharia Civil é a mais numerosa, com 1.261 profissionais, seguidos pela Engenharia Elétrica, com 326 profissionais, e da modalidade da Engenharia Mecânica e Metalúrgica, com 247.

Os dados apontam ainda que o volume de Engenheiros Civis registrados junto ao órgão cresceu quase 50% nos últimos 10 anos. Já a modalidade daEngenharia Elétrica passou de 157 profissionais, em 2008, para 326, em 2018, incremento de 107%.  O número de profissionais de EngenhariaMecânica/Metalúrgica, por sua vez, teve incremento de 62%, passando de 152, em 2010, para 247, em 2018.

Dentre os profissionais, a maioria dos Engenheiros são homens (1.748) e 406 são mulheres. Entre as modalidades que a Engenharia se divide, em termos de quantidade de profissionais habilitados junto ao Crea-PR, em Ponta Grossa, destaque para a Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Química e a Segurança do Trabalho.

Para o gerente do Crea-PR, em Ponta Grossa, Engenheiro Agrônomo Vander Della Coletta Moreno, a Engenharia está presente de forma evidente na vida das pessoas, pois dela dependem quase todas as atividades. “Da Engenharia dependem muitas outras profissões. A medicina, por exemplo, se utiliza de equipamentos de tratamento e de diagnóstico cujo projeto, fabricação e manutenção dependem essencialmente dos profissionais deEngenharia. Os edifícios onde as pessoas moram e desempenham suas atividades profissionais têm a participação de engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, dentre outros. Na produção agrícola também se pode perceber a participação dos Engenheiros mecânicos, agrícolas, eletricistas, nas áreas de mecanização, irrigação e armazenamento de produtos”, pontua.

Além do seu papel legal de fiscalizar o exercício profissional, o Crea-PR busca valorizar e reconhecer os Engenheiros do Estado por meio do prêmio “Destaque Profissional”, pelo qual anualmente são recebidas indicações das Entidades de Classe e premiados os profissionais que apresentaram contribuições relevantes à sociedade.

Reconhecimento

O Dia do Engenheiro, celebrado no dia 11 de dezembro, terá solenidade comemorativa em Ponta Grossa e será marcado com homenagens. O evento será realizado neste sábado, dia 8 de dezembro, pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), a partir das 20 horas, na sede da entidade. Haverá homenagens em três categorias: Empresa, Profissional Destaque 2018 e Associado Remido 2018.

A Empresa Destaque 2018 será a Merhry Engenharia Ltda. Conforme o presidente da AEAPG, Rafael Mansani, a empresa se destaca pelo porte, pela geração de empregos e pela contribuição com a sociedade. Outro homenageado será o Engenheiro Civil Roberto Pelissari, na categoria Profissional Destaque 2018. “O profissional se diferencia pelo trabalho desenvolvido em Ponta Grossa, na função de presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, e pelas melhorias feitas na cidade”, pontua Rafael. O Engenheiro Civil Fernando Shigueo Horie, será homenageado na categoria Associado Remido 2018, pela tempo de contribuição na associação.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE