Estreia do Fenata lota o Cine Teatro Ópera | aRede
PUBLICIDADE

Estreia do Fenata lota o Cine Teatro Ópera

Estrelada por Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto, apresentação marcou a abertura do Festival Nacional de Teatro

Peça foi estrelada por Letícia Sabatella
Peça foi estrelada por Letícia Sabatella -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estrelada por Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto, apresentação marcou a abertura do Festival Nacional de Teatro

A 46ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata), organizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), teve a abertura oficial nesta sexta-feira (9). Com a peça 'A vida em vermelho: Brecht e Piaf', estrelada por Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto, lotou o Cine Teatro Ópera - os ingressos para a apresentação foram esgotados ainda durante a manhã desta sexta-feira.

Letícia e Fernando, acompanhados do diretor da peça, Bruno Perillo, participaram de uma coletiva de imprensa antes da apresentação. Em uma transmissão ao vivo realizada através da página oficial da UEPG no Facebook e também no canal do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), os atores e o diretor falaram sobre a importância do Fenata para o fortalecimento da prática teatral.

Durante a transmissão, a atriz Letícia Sabatella lembrou que fazer teatro em Ponta Grossa era uma "utopia realizada". "Sempre ouvia falar do Fenata e sabíamos da força do evento. Temos uma característica de contação de histórias que tem muita ligação com o Paraná. Voltar para Ponta Grossa e fazer teatro aqui é sempre uma utopia realizada", lembrou Letícia ao destacar a importância do Fenata.

Já para Fernando, festivais como o Fenata são fundamentais para a cultura. "O teatro é uma das coisas mais nutritivas para a cultura. Acredito que a prática teatral deixa as pessoas livres e vivas, qualquer esforço para fazer teatro faz muito bem para a cultura. É uma honra para nós estarmos em um dos festivais mais tradicionais do país, ainda mais em uma peça de abertura com o teatro lotado", disse o ator.

Com experiência de ter dirigido peças nos mais tradicionais festivais de teatro brasileiros, Bruno Perillo destacou o valor do Fenata para o circuito nacional da prática teatral. "Temos que dar a maior importância para a existência e permanência de um festival deste. É a primeira vez que venho a Ponta Grossa e isso é uma alegria para nós. Espero que o Fenata tenha vida longa", contou o diretor.

Importância do Fenata é reconhecida por autoridades

Antes da peça 'A vida em vermelho', o Cine Teatro Ópera recebeu a abertura oficial do evento. A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas Fernando Durante, secretário municipal de Cultura, e de Miguel Sanches Neto e Everson Krum, respectivamente reitor e vice reitor da UEPG. A pró-reitora de Assuntos Culturais (Proex), Clóris Regina Blanski , a diretora de Assuntos Culturais, Sandra Borsoi, e Superintendente da FAUEPG, Mônica Stadler também marcou presença na abertura do evento.

Ao discursar na abertura do evento, Miguel fez uma enfática defesa da prática artística, especialmente aquela promovida e organizada no meio universitário. "Este 46º Fenata acontece em um momento em que se tenta colocar uma mordaça na arte, no pensamento e na liberdade de cátedra. Por isso, é preciso reafirmar que, nascido durante a última ditadura militar, o Festival criado pelos estudantes continua a ser uma bandeira democrática hasteada em um céu turvo", disse o reitor.

Já Fernando Durante, antigo incentivador da prática cultural no município, também destacou a importância do Festival. "Tive a felicidade de estar na plateia no primeiro Fenata. Pude acompanhar praticamente todas as edições desde então. O Fenata é o único festival ininterrupto do Brasil nesse período, grandes nomes passaram pelo festival como amadores", lembrou o secretário.

Por sua vez, Sandra destacou os esforços da organização do Fenata e da administração da Universidade. "Estamos concentrando esforços para tornar transparente e democrática a definição de prioridades da gestão cultural da universidade e buscar colocar em prática uma política cultural que seja fruto de uma aspiração coletiva e que seja capaz de sobreviver à nossa passagem", salientou a diretora.

Público pretigia peça de estreia

A estreia do Fenata lotou o Teatro Ópera, palco tradicional da cultura princesina. Emerson Trisote é secretário e participa do Festival há pelo menos 5 edições. Para ele, a escolha da peça não é o mais importante, e sim acompanhar o teatro. “[O teatro] É algo que me interessa muito, pretendo assistir a várias peças esse ano”, conta. Emerson acredita que o Fenata traz enriquecimento cultural e valoriza a cidade nesse aspecto.

A estudante Ana Júlia Marçal se considera apaixonada por teatro desde criança, e quis assistir à peça 'A vida em vermelho' por considerar a atriz Letícia Sabatella uma grande referência artística. Ana Júlia defende que a peça cumpre um papel político e que o teatro precisa ser apoiado. “É uma arte que liberta as pessoas e nos faz refletir”, afirma.

Festival segue até quarta-feira

O Fenata segue com peças em teatros e também nas ruas até a próxima quarta-feira (14). Para conferir a programação completa clique aqui

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE