Câmara deve retomar discussão sobre Uber | aRede
PUBLICIDADE

Câmara deve retomar discussão sobre Uber

Projeto que regulamenta Uber deve entrar em pauta até final do ano. Relator da proposta, vereador Eduardo Kalinoski afirma que já está com o relatório final ‘praticamente pronto’.

Proposta de regulamentação esta em trâmite do Legislativa há 14 meses.
Proposta de regulamentação esta em trâmite do Legislativa há 14 meses. -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto que regulamenta Uber deve entrar em pauta até final do ano. Relator da proposta, vereador Eduardo Kalinoski afirma que já está com o relatório final ‘praticamente pronto’.

A Câmara deve analisar nas próximas semanas a proposta que regulamenta no município a atividade de empresas de transporte privado urbano, como é o caso do Uber. O projeto de lei sobre o tema é o 226/2017, de autoria do Poder Executivo, que está em processo de análise junto à Comissão de Obras, Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara.

De acordo com o relator da proposta, vereador Eduardo Kalinoski (PSDB), o parecer sobre o tema já está praticamente pronto. No entanto, Kalinoski deseja ouvir o que a própria empresa tem a dizer sobre o assunto antes de concluir a análise. “Essa semana encaminhei um e-mail à direção do Uber perguntando sobre uma data para que eles venham até Ponta Grossa apresentar as propostas da empresa. Estamos em contato com eles. A questão é que não posso esperar muito. Se quiserem fazer uma apresentação, precisa ser logo”, explica o vereador.

Kalinoski pretende concluir o relatório final até, no máximo, a próxima semana. O objetivo do parlamentar é que o projeto seja votado ainda em 2018. A proposta chegou à Câmara de Ponta Grossa em 4 de agosto do ano passado. Em 14 meses de discussão nas comissões, o projeto recebeu quatro emendas modificativas, três aditivas e uma supressiva, totalizando oito modificações – a última delas em 30 de julho de 2018. A maioria delas já foi analisada pelas comissões internas da Casa.

O projeto original prevê a cobrança de R$ 1,00 a cada quilômetro de corrida do Uber – na visão dos motoristas do aplicativo, a tarifa inviabilizaria a prestação do serviço na cidade. Após audiências públicas e discussões sobre o tema, os vereadores apresentaram propostas para diminuir o valor cobrado.

A expectativa é que algumas proibições deverão ser retiradas do projeto, como a obrigatoriedade do uso de carros com placas vermelhas e placas de Ponta Grossa. No entanto, a exigência de recolhimento do INSS por parte do motorista do aplicativo seguirá sendo exigida.

Kalinoski garante que o relatório final, que seve ser apresentado nos próximos dias, tem que ser bom para a cidade, para o motorista e para o usuário, e por isso é preciso uma análise mais detalhada sobre o tema. A íntegra da proposta do Executivo, bem como as alterações dos vereadores, estão disponíveis no site da Câmara de Ponta Grossa – cmpg.pr.gov.br.

Iniciativa também deve regulamentar 99pop

Na época em que foi enviada pela Prefeitura de Ponta Grossa ao Legislativo, a proposta previa a regulamentação de ‘Administradoras de Tecnologias de Transporte Compartilhado’, as chamadas ATCC. Durante o início da discussão, a única empresa do segmento a operar na cidade era o Uber. No entanto, a concorrente 99pop iniciou as atividades recentemente no município e também irá se enquadrar na regulamentação.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE