Estiagem afeta nível de água na represa de Alagados | aRede
PUBLICIDADE

Estiagem afeta nível de água na represa de Alagados

Registros captados por drone mostram áreas secas na região; Sanepar descarta risco no abastecimento

Imagem ilustrativa da imagem Estiagem afeta nível de água na represa de Alagados
-

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Registros captados por drone mostram áreas secas na região; Sanepar descarta risco no abastecimento

Imagens de um cinegrafista de Ponta Grossa mostram uma baixa considerável no nível da represa do Alagados, que tem preocupado os moradores da região. Porém, a Sanepar afirma que a situação ainda não é alarmante para o abastecimento de água no município.

A situação preocupante na represa foi revelada em um trabalho de captação de imagens com drone na região na manhã do último domingo (25). Uma das questões mais críticas foi apontada na 'ponte preta', que liga Ponta Grossa a Carambeí. A obra está com a estrutura comprometida e com um baixo nível no reservatório de água.

O cinegrafista José Chiconato Junior relata a sua impressão ao chegar no local: "Nos deparamos com o volume de água muito baixo. Conversamos com algumas pessoas que residem perto do local que não viram em nenhum momento o volume de água tão baixo", revela.

Segundo informações da Sanepar, a situação ainda não preocupa o abastecimento. O coordenador do processamento de água da Sanepar em Ponta Grossa, Fabiano Oroski, afirma que a monitoração sobre o nível de água é feita diariamente no local. Atualmente, a represa está com o nível de água medido em sete metros e meio, com dois metros e meio abaixo do nível ideal. Nos últimos 18 anos, a região não registrou nenhum índice abaixo de sete metros (nível de atenção), ficando longe do nível de seis metros (estágio considerado crítico).

Mesmo com essa baixa, Oroski explica que o abastecimento não deve ser comprometido pelo nível da água estar estabilizado há mais de 70 dias. “Como o nível estabilizou, estamos tendo a captação normal na cidade. O volume de água na bacia do Alagados está sendo utilizada só para abastecimento”, relata. O diretor garante que o nível deve ser recuperado com a precipitação prevista nos próximos dias.

A bacia do Alagados corresponde a 30% da captação no município. O restante provém do Rio Pitangui, localizado na saída para Carambeí, que permanece com a reserva abaixo do normal, mas também está estável.

Área está incluída em passeios

Em julho, a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou parceria com a empresa de logística Rumo e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), para iniciar a expansão das viagens turísticas nas ferrovias para região de Alagados. Segundo a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) há um plano para desenvolver os passeios ferroviários na região do Alagados por ser um importante ponto turístico de Ponta Grossa, mas ainda não há um projeto, e a execução do mesmo depende da Rumo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE