2º GB tem apenas um caminhão para combate a incêndio | aRede
PUBLICIDADE

2º GB tem apenas um caminhão para combate a incêndio

Apenas um veículo está disponível para o atendimento das ocorrências gerais no município

Imagem ilustrativa da imagem 2º GB tem apenas um caminhão para combate a incêndio
-

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Apenas um veículo está disponível para o atendimento das ocorrências gerais no município

Mesmo tendo um aumento de 11,6% na população nos últimos oito anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estrutura do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa não acompanha o crescimento da cidade. Apenas um caminhão está disponível para uso geral da corporação. A informação foi confirmada pela tenente Keyla Karas, que participou de entrevista no portal aRede e deu mais detalhes sobre a estrutura da equipe de socorro no município.

Atualmente, apenas um caminhão com suporte de 4 mil litros de água está disponível para as ocorrências. Outro caminhão de apoio com capacidade de 20 mil litros de água também está disponível, porém, pelo seu tamanho, este não consegue chegar a lugares de difícil acesso. Só em 2018, os Bombeiros deslocaram os caminhões por 764 vezes nos 261 dias neste ano.

Além do problema na estrutura, o alto índice de trotes interferem no trabalho do grupamento. Segundo Keyla, a maior incidência acontece no fluxo de entrada e saída das escolas quando crianças ligam de telefones públicos, e até pedidos de informações são feitos na linha de emergência. Para evitar saídas equivocadas, o telefonista faz série de perguntas sobre o atendimento para atestar a veracidade, gravidade da situação e os recursos que serão empregados na ação.

“É muito importante que os adultos orientem as crianças para que esta linha não seja alvo de brincadeiras ou outras solicitações que podem atrapalhar nosso atendimento”, orienta a tenente, ressaltando os prejuízos destas práticas. A tenente reforça que a corporação também tem um contato comercial, pelo telefone (42) 3220-6907, para informações e outros esclarecimentos.

Só na última quarta-feira (19), os Bombeiros socorreram três graves ocorrências apenas no período noturno. O primeiro atendimento foi em um grave acidente no distrito do Guaragi, onde o motorista Antonio Vilmar de Paula Pires acabou capotando um caminhão e ficou preso nas ferragens. Os socorristas tentaram reanimar a vítima por 40 minutos, mas não conseguiram salvar o homem de 51 anos. Só nesta ocorrência, a equipe esteve por mais de uma hora no local. Além desse resgate, as equipes dos Bombeiros também atenderam um esfaqueamento no Parque Ambiental e um incêndio em um lava car no Jardim Carvalho.

GB quer reativar Funrebom

Ponta Grossa não tem a arrecadação do Fundo de Reequipamento do Grupamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), recolhido pela taxa do IPTU para auxiliar a corporação. A Tenente Keyla Karas revela que a negociação para o retorno do fundo está em andamento com o poder público: “O comando tem conversado com o poder público para recuperar essa taxa municipal, que é muito importante para a estruturação do Corpo de Bombeiros acompanhar o crescimento da cidade”, relata Keyla, destacando o fato de Ponta Grossa ser um polo regional e receber, além de ter um trânsito intenso.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE