Obras apoiam melhoria da Educação em PG | aRede
PUBLICIDADE

Obras apoiam melhoria da Educação em PG

Com grandes investimentos na construção e ampliação de CMEIs e Escolas, Educação Infantil e Ensino Fundamental recebem condições para desenvolver o trabalho pedagógico

Imagem ilustrativa da imagem Obras apoiam melhoria da Educação em PG
-

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com grandes investimentos na construção e ampliação de CMEIs e Escolas, Educação Infantil e Ensino Fundamental recebem condições para desenvolver o trabalho pedagógico

Educação se faz com livros, conhecimento, cultura, dedicação e também muita pedra, areia, tijolo e tinta. Para que a parte pedagógica possa operar com tranquilidade, é necessário investimento em infraestrutura escolar, oferecendo as condições para que as equipes e alunos tenham sucesso na relação ensino aprendizagem.

Por isso a Prefeitura e a SME estão realizando muitos investimentos também nesta área. Os recursos destinados às reformas, ampliações e construções de novos espaços onde há demanda são vultosos. Somando obras finalizadas neste ano ou em andamento, o valor chega a R$ 32,6 milhões.

A secretária de Educação, professora Esméria Saveli, explica que os investimentos nas escolas são complementares. Eles se somam aos investimentos na formação dos profissionais – caso do VI Congresso de Educação – e aos equipamentos instalados nas escolas, além dos demais recursos aplicados na merenda e transporte escolar, entre outros.

“Temos também o fato de que o crescimento da nossa infraestrutura escolar atende não somente a expansão da demanda referente à expansão territorial do município, mas também ao aumento da nossa rede de Educação Integral. Nós aumentamos não somente para atender mais, especialmente no caso dos CMEIs, mas também para atender melhor e com mais conforto os nossos alunos, oferecendo também todas as condições para os professores desempenharem a sua atividade”, conta a secretária.

Somente em 2018, até o mês de setembro, estão sendo entregues 14 obras de construção, reformas e ampliações de CMEis e Escolas Municipais. Elas somam investimentos de R$ 15,4 milhões, realizados pela Prefeitura no 31 de Março, São Francisco, Cará-Cará, Los Angeles, Bela Vista do Paraíso, Nossa Senhora das Graças, Jardim Sâmara, Santa Paula, Jardim Alvorada, Olarias, Alfredo Sobrinho, Esplanada, Dom Pedro II e Jardim Paraíso, nos Bairros Uvaranas, Olarias, Cará-Cará, Chapada e Boa Vista.

Tempo Integral em ampliação

A ampliação do Tempo Integral em Ponta Grossa obedece o Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação. Segundo a Meta 06 do PNE, o objetivo é “Oferecer Educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica” – até o ano de 2024. Neste sentido, o Plano Municipal, instituído pela Lei 12.213/2015, prevê meta mais ambiciosa: “Ampliar progressivamente o tempo escolar dos anos iniciais da rede municipal de ensino, atingindo 100% dos alunos ao final desse decênio” (até o ano de 2025).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE