‘Câmeras colaborativas’ reforçam segurança | aRede
PUBLICIDADE

‘Câmeras colaborativas’ reforçam segurança

Tecnologia auxilia empresários locais a combaterem crimes contra lojas na cidade

Comerciantes de PG fazem aplicativo para segurança
Comerciantes de PG fazem aplicativo para segurança -

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Tecnologia auxilia empresários locais a combaterem crimes contra lojas na cidade

Em ação contra os crimes em lojas na cidade, os comerciantes ponta-grossenses estão se unindo para combater os incidentes com o auxílio da tecnologia. O presidente Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG), José Loureiro Neto, e o engenheiro Robson Medeiros participaram de live no portal aRede dando mais detalhes sobre a nova ferramenta digital, que pretende contar com a participação popular para reduzir o índice de delitos.

Loureiro afirma que, no início do segundo semestre, diversas lojas foram depredadas e assaltadas no Calçadão, no centro da cidade. A partir daí, o órgão tomou providências com as autoridades de segurança para abrir investigações sobre o caso. Porém, os empresários locais resolveram criar um aplicativo com câmeras de segurança integradas para monitorar as lojas.

O sistema já está sendo implantando na área central do município, com câmeras já instaladas na Rua XV de Novembro e a Rua Julio de Castilho, vias com número elevado de estabelecimentos comerciais.

O engenheiro responsável pelo aplicativo, realça que esta iniciativa deseja colocar ao alcance das forças de segurança, a visualização de câmeras em locais que os órgãos públicos não poderiam atender a demanda. Medeiros relata que projetos similares a estes já estão em funcionamento no exterior e aos poucos passam a ser utilizados no Brasil.

O monitoramento acontece em tempo real, comandado por uma central. Uma das possibilidades do aplicativo, é criar uma rede de colaboração que permite ao empresário acionar um botão de pânico em caso de uma ocorrência em seu estabelecimento, notificando a todos que compartilham a rede.

Desta forma, qualquer pessoa que estiver acompanhando as imagens poderá acionar a Polícia. Além disso, enquanto o policiamento estiver se deslocando para atender a ocorrência, a central poderá continuar monitorando o local, para verificar se o delito continua ocorrendo ou para qual local os assaltantes fugiram.

Em caso de interesse em participar da rede colaborativa, o contato é feito pelo órgão responsável pelos lojistas de Ponta Grossa. Este convênio é realizado diretamente entre a 1Fibra, empresa responsável pelo sistema, e o Sindilojas. O engenheiro Robson Medeiros reforça que, a participação popular é importante para colaborar com a atuação do poder público: “É uma maneira viável das forças de segurança poderem integrar suas redes. O município investiu um valor expressivo na área, mas o poder público não consegue abraçar tudo”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE