Ocupação dos hotéis de PG preocupa empresários | aRede
PUBLICIDADE

Ocupação dos hotéis de PG preocupa empresários

Dados fornecidos ao Convention Bureau mostram queda na ocupação nos principais hotéis da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Ocupação dos hotéis de PG preocupa empresários
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dados fornecidos ao Convention Bureau mostram queda na ocupação nos principais hotéis da cidade.

Em 1 ano a taxa de ocupação dos hotéis ponta-grossenses caiu 8%, o que representa cerca de 2 mil hóspedes a menos nos principais empreendimentos mapeados pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.

Os dados são reflexo do cenário financeiro instável, o que faz a presença de turistas de lazer e o número de diárias dos colaboradores de empresas e indústrias caírem, pois antes os profissionais utilizavam quatro diárias e hoje ficam apenas dois dias na cidade.

Para reverter os índices, diversas entidades atuam com a missão de atrair pessoas aos Campos Gerais e tornar a região um atrativo nacional através do trabalho em conjunto. “Estamos monitorando os dados e em constante conversa com os hotéis para planejarmos ações com finalidade de elevarmos a taxa de ocupação, o que inclui nossa participação em atividades para captação e apoio a eventos”, comenta a presidente do Convention, Thaís Pius.

De janeiro a junho de 2017 a taxa de ocupação foi de 55%, já no segundo semestre do mesmo ano e primeiro seis meses de 2018 o número estagnou e ficou abaixo dos 50%, mesmo julho a dezembro serem considerados excelentes ao setor pelo alto número de eventos na região.

Além disso, outra preocupação é a diária média, com saldo de R$194 nos últimos seis meses, o que segundo Marcelo Amaral, gerente executivo do Convention, é preocupante. “Esse valor está muito abaixo do que consideramos bom, cerca de R$230, o que não acontece desde o ano passado”. O índice retrata o preço médio calculado para cada diária vendida no período e mostra a saúde financeira do empreendimento.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Campos Gerais, Daniel Wagner, os dados são preocupantes, pois “além da taxa de ocupação, houve queda na diária média em cerca de 20% e a hotelaria tem custos fixos muito altos”.

Ainda de acordo com Daniel, as entidades estão observando o mercado e buscando soluções para amenizar os impactos locais, evitando que empreendimentos fechem. “Como sindicato nos preocupamos em reduzir os custos das empresas na parte trabalhista, evitando, inclusive o fechamento dos hotéis, caso de dois tradicionais, São Marcos e Schafranski, com boa localização na cidade".

Segundo a diretora do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e gerente geral de um dos hotéis da cidade, Alecsandra Hypólito, para os números crescerem é preciso apostar em melhores serviços, capacitação da mão de obra, melhoraria das estruturas e modernização, além da oferta de promoções. “Temos pontos fortes, como a localização facilitada no mapa geográfico, diversidade de indústrias, ótimos hotéis para hospedagens, ótimos restaurantes, e atendemos aos eventos de até mil pessoas tranquilamente, diferenciais que nos possibilitam crescer”, enfatiza.

O que diz o especialista em gestão de negócios

Segundo o economista, consultor econômico e em gestão de negócios, Rafael Loures Ogg, apesar dos efeitos da recessão econômica, o atual cenário é bastante otimista, mesmo que os resultados ainda estejam longe dos percentuais obtidos pelo Brasil em 2010, em plena crise econômica global, quando o país mostrava crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 7,5%.

“Para maioria de nós economistas, a análise é de que 2018 num apanhado geral tende a ser melhor que 2017, porém com resultados não muito expressivos se comparados ao início da década. A maioria dos indicadores de bem-estar econômico, como índice de desemprego, taxa de juros e inflação, tiveram uma leve melhora, o que de fato agora estamos começando a ver nas ações resultantes desses efeitos, mas ainda é pouco para gerar um aquecimento realmente expressivo no mercado”.

Para Rafael, o cenário influencia diretamente o turismo e as empresas ligadas à atividade, pois “quando a população não se sente segura, por exemplo, à estabilidade de seu emprego, é normal que pensem bem mais antes de gastar, então entram os cortes de despesas, e o lazer é um dos principais cortes realizados pelas famílias num momento de contenção diante a recessão”.

Para ele não há uma formula para os hotéis reverterem as baixas taxas de ocupação, o que deve ser feito é planejar e ouvir o que os consumidores dizem. “Acredito fielmente que pensar de forma estratégica e elaborar um plano de ação especificamente com esse foco é de grande valia, sempre observando o feedback do cliente e se necessário modificando ou implementando as metas para alcançar um resultado positivo, e que logicamente reflita no perfil do público alvo do hotel”.

Como funciona o mapeamento do Convention

Os dados de ocupação e diária média dos hotéis são fornecidos diariamente pelos hotéis associados ao Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, que atualizam uma tabela online através do site com login e senha.

Os dados são exibidos àqueles com credenciais, evitando que empresas sem ligação com a entidade possam ter acesso e utilizar as informações como estratégia de vendas ou promoção. Além disso, a tabela possibilita às empresas conhecimento sobre valores de mercado, o que melhora o mercado e fortalece o setor.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE