Câmara de PG inicia análise das contas de Wosgrau e Rangel | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG inicia análise das contas de Wosgrau e Rangel

Tribunal de Contas (TCE) sugere pela desaprovação das contas de Pedro Wosgrau em 2007. Câmara adiou debate sobre o tema por cinco dias úteis

Wosgrau foi prefeito de PG por três mandatos
Wosgrau foi prefeito de PG por três mandatos -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) iniciou nesta quarta-feira (20) a avaliação da prestação de contas do ex-prefeito Pedro Wosgrau de 2007 e do atual prefeito Marcelo Rangel (PSDB) de 2015. As contas de Wosgrau foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela falta de pagamentos de precatórios, já no caso de Rangel as contas tiveram parecer pela aprovação, mas com ressalvas.

As contas de Pedro Wosgrau e Marcelo Rangel estavam na pauta da sessão desta quarta-feira (20), mas acabaram saindo da ordem do dia por cinco dias úteis após pedidos dos vereadores Walter José de Souza, o Valtão (PROS), e Ricardo Zampieri (PSL). Ao pedir a retirada das contas de Wosgrau, Valtão destacou que é necessário ter “cautela” ao votar uma matéria como essa – com votação qualificada (2/3 dos 23 vereadores), o Legislativo pode refutar a decisão do TCE e aprovar as contas de Pedro.

Já Zampieri pediu a retirada das contas de Marcelo Rangel da pauta e lembrou que a aprovação foi sugerida com ressalvas – Ricardo apontou contradições no parecer do Tribunal. “Acho que devemos apreciar com muita cautela e atenção as duas prestações de contas”, defendeu o vereador do PSL. Após serem avaliadas pelo Tribunal de Contas, as prestações dos prefeitos são votadas pela Câmara e a decisões dos vereadores podem deixar os prefeitos inelegíveis em caso de recusa.

No caso de Wosgrau, a prestação de contas de 2007 foi rejeitada pelo TCE pelo suposto não pagamento dos precatórios. Por sua vez, ao se defender no processo, Pedro ressaltou que o município havia optado por um “regime especial de pagamento” controlado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, o ex-prefeito destaca que a última pendência na prestação de contas que dizia respeito a um débito com um credor foi quitada em 2014.

Mesmo assim, o TCE optou pelo rejeite das contas do ex-prefeito – além da prestação de contas de 2007, o documento que diz respeito ao período de 2008 também foi protocolado na Câmara e começou a tramitar, mas ainda sem data para ser votado. Quando chegam ao Legislativo, as prestações de conta são analisadas pela Comissão de Finanças e Fiscalização, presidida por George de Oliveira (PMN).

George pede análise técnica

Durante a discussão sobre as prestações de conta, George de Oliveira (PMN) pediu análise técnica por parte dos parlamentares. “É uma situação muito complicada. Mas para que serve o TCE? O parecer é técnico e acredito que deve ser acatado”, opinou Oliveira. “Essa é uma situação complicada e quero conversar com os vereadores durante esses cinco dias. Espero que retomemos essa avaliação em breve”, diz George.

Wosgrau refutou retorno à vida pública

Pedro Wosgrau Filho carrega a experiência de ter sido o único político a comandar a Prefeitura de Ponta Grossa durante 12 anos, com dois mandatos consecutivos (2004-2012) e outro nos anos 1990, além de ter sido o primeiro prefeito reeleito da história da cidade – o município tem uma tradição de não reeleger prefeitos, apenas Wosgrau e Marcelo Rangel (PSDB) conseguiram o feito. Com isso, o nome de Wosgrau – afastado da cena pública desde 2012 – vem circulando nos bastidores políticos como virtual candidato ao cargo de deputado estadual em outubro, no entanto o ex-prefeito negou a possibilidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE