Acadêmicos da UEPG aprendem com Doutores Palhaços | aRede
PUBLICIDADE

Acadêmicos da UEPG aprendem com Doutores Palhaços

Experiência contribuirá para projeto de extensão no Hospital Regional

Imagem ilustrativa da imagem Acadêmicos da UEPG aprendem com Doutores Palhaços
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Durante esta semana e na próxima, 15 acadêmicos, dos cursos de Medicina e Enfermagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) acompanharão as visitas dos Doutores Palhaços, do SOS Alegria no Hospital Pediátrico Prefeito João Vargas de Oliveira, Santa Casa e Hospital Bom Jesus. Os acadêmicos participam do projeto de extensão Palhaçoterapia que trabalha com humanização no ambiente hospitalar no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. 

A diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) da UEPG, Fabiana Postiglione Mansani relata que o projeto de extensão tem como principal intenção humanizar os futuros profissionais da área da saúde, tanto de Medicina, quanto de Enfermagem. “A experiência no acompanhamento do trabalho do SOS é muito importante pela vivencia do cuidar, através do respeito pelo paciente. Isso é complementar à questão técnica que é de responsabilidade da instituição de ensino formar”, conta.

Fabiana salienta que o trabalho realizando pelos palhaços de hospital serve para os pacientes relaxarem, “Alguns quartos que eles entravam os pacientes estavam quietos, carrancudos e de repente estavam interagindo, a família também. Os palhaços trazem leveza para o ambiente de dificuldade e o quanto os pacientes deram retorno para as brincadeiras induzidas, que tem o intuito de trazer bem-estar”, explica a responsável pelo projeto da UEPG.

A experiência com o SOS é válida para que os estudantes percebem a importância disso e levem a humanização para a experiência profissional. “Espero que a parceria do projeto com o SOS continue para que possa agregar a mais acadêmicos nos próximos anos”, disse a professora, que relata que na próxima semana outros acadêmicos acompanharão as visitas. 

O coordenador geral do SOS Alegria, Bruno Madalozo, explica que o acompanhamento foi dividido em etapas para um melhor aproveitamento dos estudantes, bem como, em respeito às normas hospitalares. Ele ressalta que a ONG visa demonstrar para os acadêmicos os resultados práticos da humanização, percebido no comportamento tanto do paciente, quanto dos familiares. “Esperamos contribuir na formação dos acadêmicos para a execução do projeto no Hospital Regional, mas principalmente dos futuros profissionais que trabalharão no ambiente hospitalar”, finaliza Madalozo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE