Serviços de saúde e educação são suspensos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Serviços de saúde e educação são suspensos em PG

Desabastecimento compromete atendimentos no HU-UEPG, Santa Casa, Unimed, Pronto Socorro e unidades de Saúde

Imagem ilustrativa da imagem Serviços de saúde e educação são suspensos em PG
-

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No quinto dia de desabastecimento total de combustível em Ponta Grossa e região, hospitais e unidades de saúde suspenderam os serviços eletivos e passaram a atender somente urgência e emergência. A medida busca racionar a quantia de insumos hospitalares, que já estão com os estoques abaixo do necessário no município. 

O Hospital Geral Unimed (HGU) anunciou ainda pela manhã o cancelamento das cirurgias agendadas para este sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28). “Os insumos hospitalares, desde os básicos como oxigênio e dietas até medicamentos quimioterápicos e analgésicos, não estão sendo fornecidos e ainda não estão sendo entregues no hospital”, comunicou em nota à imprensa. 

Além de emergências, o HGU manteve as cesáreas já agendadas. “No caso do Laboratório Unimed, o atendimento foi temporariamente suspenso e fará atendimento somente a pacientes internados”, destacou via assessoria de imprensa. 

Também pela manhã do quinto dia de paralisação do transporte de cargas, o Hospital Regional Universitário dos Campos (HU-UEPG) informou o cancelamento das cirurgias eletivas - procedimentos que não são emergenciais. “No caso de pacientes de outras cidades da região, informa que já havia recebido comunicado das prefeituras sobre a impossibilidade do transporte dos pacientes até Ponta Grossa”, disse em nota. 

Na Santa Casa de Ponta Grossa, todos os atendimentos eletivos, como consultas e cirurgias, foram suspensos por tempo indeterminado. “A Instituição acrescenta que estará prestando atendimento aos pacientes provenientes de urgência e emergência, aos internados e pacientes crônicos, até que a situação se estabilize”, comunicou a Provedoria do hospital.

O Pronto Socorro Municipal (PSM) também decidiu suspender os procedimentos eletivos do ambulatório do Pronto Atendimento e no Centro Cirúrgico do Hospital. Somente casos de urgência e emergência serão atendidos. A Prefeitura destacou, ainda, que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) não farão coletas de exames. Nesta sexta-feira (25), devido à falta de combustível no transporte coletivo, os funcionários foram dispensados às 15h30. 

Escolas municipais e rede estadual ficam sem atividades

A Secretaria Municipal de Educação anunciou a suspensão de todas as atividades nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) a partir de segunda-feira (28). As aulas devem retornar somente na quinta-feira (31). O motivo da suspensão é o desabastecimento das unidades escolares. “Entre as dificuldades estão a manutenção da alimentação escolar, cujo preparo ficou dificultado devido à ausência de reposição de gêneros alimentícios, bem como do fornecimento de gás, e da falta de combustível para o transporte escolar e para o transporte público”, informou a assessoria de imprensa da SME. As aulas serão compensadas nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2018. Além da rede municipal, as escolas estaduais dos Campos Gerais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e faculdades privadas estão sem aulas.  

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE