UEPG firma parceria para implantar Museu do Exército | aRede
PUBLICIDADE

UEPG firma parceria para implantar Museu do Exército

Universidade Estadual de Ponta Grossa oferece assessoria técnica para criação e manutenção de acervo militar

Imagem ilustrativa da imagem UEPG firma parceria para implantar Museu do Exército
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o 13º Batalhão de Infantaria Blindado ‘Marechal Tristão de Alencar Arararipe’ (13 BIB) formalizaram parceria, na última sexta-feira (18), visando a assessoria técnica por parte do Museu Campos Gerais para a constituição de um espaço cultural e histórico naquela unidade militar, localizada no Bairro de Uvaranas. O ato registrou a presença do reitor Carlos Luciano Sant´Ana Vargas e do comandante do 13º BIB, Coronel Daniel Moreira Marques.

De acordo como professor Paulo de Mello, diretor do Museu Campos Gerais, a UEPG dará assessoria técnica ao 13º BIB para a constituição do espaço cultural, no que concerne ao projeto museográfico de exposições, organização de reserva técnica e biblioteca, tratamento técnico do acervo existente (higienização, triagem, e organização preliminar). Ainda deverá promover a digitalização de documentos impressos, manuscritos e fotográficos, catalogação dos objetos materiais e proposição de projetos e materiais educativos.

Para o professor Paulo Mello, essa parceria representa uma valiosa oportunidade de a UEPG prestar serviços a uma instituição histórica, que se abre para a importância da preservação de documentos e objetos. "Esses documentos retratam a história de quase um século de atuação do 13º BIB, bem como de seus membros, em episódios marcantes de nossa história local e nacional". 

Ainda evidenciando as oportunidades proporcionadas à instituição e ao Museu, Paulo Mello comenta sobre o incentivo à continuidade da realização de pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas por acadêmicos do curso de História sobre temas da história militar e política local e nacional. "A parceria fortalece os elos interinstitucionais pretende possibilitar, numa perspectiva de longa duração, permutas de objetos, trocas de saberes, e atividades em parceria", conclui.

Presenças

Também participaram do encontro, os pró-reitores de Extensão e de Graduação da UEPG, professores Marilisa do Rocio Oliveira e Miguel Archanjo de Freitas Júnior; o procurador Jurídico, João Irineu de Resende Miranda; o diretor de Assuntos Culturais, Wilton Correa Paz; a servidora Josélia de Loyola de Oliveira Gomes, do Centro de Documentação da UEPG; e o bacharel em História, Ademir Ferreira. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE