PG registra mais de 100 furtos em escolas desde 2017 | aRede
PUBLICIDADE

PG registra mais de 100 furtos em escolas desde 2017

Desde 2017, 142 arrombamentos foram registrados em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) em Ponta Grossa.

CMEI no Bonsucesso é vandalizado pela quinta vez no ano.
CMEI no Bonsucesso é vandalizado pela quinta vez no ano. -

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa busca soluções para conter a onda de crimes contra escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Desde janeiro de 2017, foram 142 casos de arrombamento, vandalismo e furtos registrados pela Secretaria Municipal de Educação. O mais recente aconteceu na manhã desta terça-feira (22) na Vila Bonsucesso, no CMEI Padre Ezequiel Belchior. 

Às 4h15 desta terça, o alarme da escola voltou a disparar. Os bandidos cortaram as grades do CMEI e invadiram a unidade. Parta entrar no local, a porta de vidro do pátio foi quebrada. Dentro do CMEI, os criminosos reviraram as salas e também quebraram a porta da direção pedagógica. Os estragos foram percebidos pelos funcionários no início do dia e as aulas precisaram ser suspensas. 

A diretora do CMEI, professora Amanda Schila, conta que esta é a quinta vez que a unidade é alvo de bandidos só neste ano. "Na semana passada, tivemos parte da fiação elétrica furtada e ficamos sem energia. Recentemente, também tivemos que retirar as torneiras por causa dos furtos que estavam acontecendo. Já são cinco casos em 2018", diz. Desta vez, além de vandalizar o CMEI, os criminosos levaram uma impressora e dois rádios. "Até agora, entraram sempre pela madrugada. Graças a Deus não vieram enquanto estávamos aqui, mas o medo que isso aconteça é grande", comenta. 

Ainda pela manhã desta terça-feira, a Guarda Municipal esteve no CMEI para verificar a situação. Os guardas se reuniram com a diretoria da unidade e também com pais de alunos da Vila Bonsucesso. Por assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública informou que na reunião foram discutidas medidas para aumentar a segurança no local. A primeira medida deve ser o reforço no patrulhamento na região. 

Apesar dos estragos, as aulas no CMEI Padre Ezequiel Belchior serão retomadas normalmente nesta quarta-feira (23). 

Prefeitura gasta R$ 150 mil em consertos

Além do clima de insegurança e dos prejuízos aos alunos com a suspensão de aulas, o vandalismo também trouxe despesas aos cofres públicos municipais. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, desde 2017 foram gastos R$ 150 mil para reparar os estragos causados por arrombamentos e furtos. Nesta quarta-feira (23), uma nova reunião com representantes da Educação e da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública será realizada para definir estratégias de combate aos crimes contra as escolas de Ponta Grossa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE