Casinhas feitas com caixas de leite abrigam cachorros de rua | aRede
PUBLICIDADE

Casinhas feitas com caixas de leite abrigam cachorros de rua

Iniciativa foi trazida de Guarapuava por Francine Maria Mores, 26 anos. Protetora pede ajuda com caixas de leite e fita

Casa de tamanho médio é feita com cerca de 150 caixinhas
Casa de tamanho médio é feita com cerca de 150 caixinhas -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A estimativa do departamento de Zoonose da Prefeitura é que existam, ao menos, 65 mil cães vivendo em Ponta Grossa – parte considerável deles está nas ruas do município e, muitas vezes, exposta às condições climáticas desfavoráveis. De olho em oferecer mais conforto aos animais, Francine Maria Mores, 26 anos de idade, tem implementado um projeto que constrói casas para os cães a partir de caixas de leite usadas.

Intitulado ‘Casinhas de caixa de leite PG’, a iniciativa mantém uma página no Facebook (clique aqui para acompanhar) e já contabiliza, ao menos, 22 casinhas confeccionadas com o material reciclável. “Eu me mudei de Guarapuava para cá e lá já haviam algumas protetoras realizando um trabalho do mesmo tipo, com caixinhas de leite que eram reaproveitadas e serviam de lar aos animais”, conta Francine sobre a inspiração da iniciativa.

A jovem explica que uma casinha de ‘porte médio’, com tamanho adequado para ser transportada dentro de um carro de passeio, utiliza 150 caixas de leite para ficar produzida. “Além disso, também uso plástico grosso, aquele que embala móveis e também de saco de ração, para cobrir a casinha, e fitas grossas para fazer o acabamento”, conta a jovem sobre os materiais utilizados.

Francine tem buscado apoio para tocar a iniciativa, com a doação de caixas de leite, fitas e plásticos. A jovem explica que grande parte das casinhas é destinada para cães comunitários ou animais de famílias carentes. “As protetoras de animais me pedem as casinhas e contribuo dessa forma, com a moradia para os animais que muitas vezes vivem nas ruas ou são de pessoas mais carentes”, explica.

Caixas tem que estar ‘intactas’

Francine lembra que as caixas de leite doadas devem estar intactas. “Muitas vezes as pessoas rasgam a caixa toda achando que vamos utilizar ela de outra maneira. Na verdade, a caixinha é usada como uma espécie de tijolo para compor a estrutura da casinha, por isso, se tiver estragada acaba não servindo”, contou. Segundo a responsável pela produção, as caixas são higienizadas pelo orifício utilizado para a retirada do leite da embalagem.

Doações

Interessados em doar caixas de leite, fitas e/ou ração ao projeto de Francine pode entrar em contato pelo telefone (42) 9 9979-4007.

Cãodomínios

Outra iniciativa que ganhou destaque na cidade foi a construção dos chamados ‘cãodomínios’. Após ser alvo de uma reportagem do portal aRede em fevereiro de 2017, a medida ganhou destaque nacional.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE