Centro de Especialidades de PG deve ficar para 2019 | aRede
PUBLICIDADE

Centro de Especialidades de PG deve ficar para 2019

Representantes da região estiveram com o novo secretário de Saúde para discutir a demanda

Imagem ilustrativa da imagem Centro de Especialidades de PG deve ficar para 2019
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os presidentes da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), José Sloboda (DEM), e do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaude), Osmar Blum (PSD) estiveram em audiência com o novo secretário de estado de saúde, Antônio Nardi, na última quinta-feira (19) para tratar sobre o aumento dos serviços prestados pelo Consórcio. Entre os temas discutidos pelas lideranças está a construção do Centro de Especialidades que seria sediado em Ponta Grossa.

Durante a audiência na Secretaria de Saúde, os gestores fizeram questionamentos sobre o Centro de Especialidade, primeiramente em um terreno doado pela Prefeitura do município - mas que acabou contando com problemas técnicos e não pode receber as obras projetadas - e depois no Hospital Regional Universitário dos Campos Gerais (HRUCG). “Por questões alheias ao Consórcio, tivemos que encerrar um convênio com o Governo do Estado no qual receberíamos recursos para a construção do Centro de Especialidades. Mas estávamos com o projeto pronto para a construção”, conta o presidente Osmar Blum.

O presidente chegou a sugerir novo local para que o Centro de Especialidades saia do papel, mas, conforme o secretário de Estado, um novo projeto deverá ser apresentado, o que demanda, no mínimo, um ano de negociações entre as partes. Mas Nardi garantiu que irá conversar sobre o tema com a governadora e que a verba possa ser prevista para o orçamento de 2019 – a obra é orçada em mais de R$ 10 milhões.

A construção do Centro de Especialidades é uma demanda antiga dos representantes políticos da região – anunciada em 2013, a obra passou por várias idas e vindas e até o momento não saiu do papel. A Prefeitura de Ponta Grossa foi a primeira responsável pela construção do local e depois a responsabilidade por licitar a obra passou ao Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais.

A obra é tida como a solução para a o problema no atendimento de médio e alta complexidade na região dos Campos Gerais – boa parte das consultas, atendimentos e tratamentos de maior especialização acontecem em Curitiba, fazendo com que os pacientes viajem de todo o Estado em direção a Capital.

Falta de um “consórcio de Saúde forte”

O então secretário de Saúde, Michele Caputo, antecedeu Antônio Nardi no cargo e chegou a afirmar que a demora para a construção do Centro de Especialidade foi influenciada pela “falta de um consórcio de Saúde forte” na região dos Campos Gerais. “Os prefeitos e equipes do Poder Executivo tem que entender que um consórcio não é lugar para disputa política, mas sim para gestão de saúde”, criticou o então secretário em março de 2017.

Caputo afirmou ainda que a falta de desenvolvimento de ações coletivas que tenham esse objetivo nos Campos Gerais é de conhecimento dos prefeitos da região. “Sempre falo da falta de um consórcio forte para todos os prefeitos, é um assunto debatido entre os gestores da Saúde”, comentou Caputo. 

Nardi foi empossado nesta sexta-feira

Antônio Carlos Figueiredo Nardi assumiu nesta sexta-feira (20) a Secretaria da Saúde do Paraná. A posse formal ao novo secretário foi dada pela governadora Cida Borghetti (PP), em solenidade realizada em Maringá, onde Nardi atuou como secretário municipal da área. Cirurgião dentista de formação, Nardi ocupava até o último dia 6 de abril o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Ele foi um dos primeiros confirmados pela governadora para compor seu secretariado. “A saúde é uma das áreas que mais tem atenção do governo, sempre com a meta de ampliar e aprimorar cada vez mais o atendimento à população. O convite a Nardi se deve a sua trajetória, com longa experiência em gestão pública da saúde”, afirmou Cida.

Com informações da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE