Zampieri cobra solução para transporte escolar em distritos | aRede
PUBLICIDADE

Zampieri cobra solução para transporte escolar em distritos

Vereador do Solidariedade denuncia que crianças da região de Itaiacoca e Guaragi estão sem transporte para irem às aulas por problema em licitação e sugere ação emergencial

Imagem ilustrativa da imagem Zampieri cobra solução para transporte escolar em distritos
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As crianças de distritos rurais de Ponta Grossa, como Guaragi e Itaiacoca, ainda não puderam retornar às aulas por conta de um problema com a licitação que escolheria a empresa responsável pelo transporte escolar da região. A denúncia foi feita pelo vereador Ricardo Zampieri (SD) durante a primeira sessão legislativa ordinária do ano, na segunda-feira (19). O problema, de acordo com o vereador, pode ser solucionado através de uma ação emergencial referente ao processo licitatório.

Apesar de as aulas iniciarem na última quinta-feira (15), parte das crianças da região ainda não foram para a escola por conta do problema com o transporte - a licitação para decidir a empresa responsável pelo serviço acabou impugnada. Moradores buscaram o parlamentar durante a última semana para expor a situação.

“Nós tivemos a licitação impugnada, é o que foi passado para a comunidade da região. E com isso, o transporte simplesmente não aconteceu. E parece que a nova licitação só vai acontecer em março. Até lá as crianças vão ficar sem aula, sem poder ir à escola, e nós somos sabedores do quanto o transporte escolar é importante para a cidade de Ponta Grossa”, disse o vereador, durante a primeiro sessão ordinária de 2018.

Zampieri sugere que seja tomada uma ação emergencial sobre o caso. “Dentro da lei de licitações há a prerrogativa de fazermos uma [licitação] emergencial. Ao meu ver, este é um caso emergencial. É uma situação que vem acontecendo e que precisamos tomar providências”, ressalta o parlamentar.

As aulas da Rede Pública Municipal começariam no dia 05 de fevereiro, mas a Secretária Municipal de Educação optou por adiar o início para o dia 15 de fevereiro. “O tempo passou, as aulas começaram e as crianças não podem ir até a sala de aula por uma situação inadmissível. Precisamos de uma solução imediata”, pede Zampieri.

Para o vereador, o ideal seria que o problema fosse resolvido ainda esta semana. “Hoje [ontem] é um dia [sem aula], amanhã [hoje] mais um, depois de amanhã [amanhã] é o terceiro… E as crianças da região sem o transporte escolar, o que é direito das pessoas da nossa cidade. Mais uma vez, a área rural [fica] em segundo plano”, ressalta o vereador. 

Prefeitura apresenta esclarecimentos

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, via assessoria de imprensa, explicou que a licitação para renovação do transporte escolar de 46 linhas foi feita com bastante antecedência. “Entretanto, infelizmente, um lote de 11 linhas nos distritos de Itaiacoca e Guaragi foi alvo de impugnação, por duas vezes, por uma das empresas interessadas na concorrência, atrasando o início regular do transporte dos alunos”, diz a nota oficial.

De acordo com o município, o processo para o transporte de 2018 foi iniciado já em agosto de 2017. A primeira licitação, em novembro, foi impugnada por uma das empresas de transporte interessadas, paralisando o processo. Uma nova concorrência foi marcada para janeiro, e novamente foi alvo de impugnação pela empresa, paralisando mais uma vez a licitação – sempre 48 horas antes. Agora, um novo pregão foi marcado pelo Departamento de Compras da Prefeitura para o dia 05 de março. Caso ocorra normalmente, o transporte escolar será retomado imediatamente pela empresa vencedora.

Por sua vez, a Secretaria de Educação informa que está empregando toda sua estrutura para minimizar a ausência temporária do transporte nos primeiros dias do ano, uma vez que precisa ter a empresa formalmente contratada para realizar o transporte escolar. E que os alunos não serão prejudicados em relação ao conteúdo oferecido nas escolas, bem como no calendário escolar.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE