UEPG pode parar em protesto contra reforma da Previdência | aRede
PUBLICIDADE

UEPG pode parar em protesto contra reforma da Previdência

Docentes e funcionários se reunirão na próxima quinta-feira (8) para discutir paralisação em protesto contra reforma do sistema previdenciário

Imagem ilustrativa da imagem UEPG pode parar em protesto contra reforma da Previdência

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Professores e agentes universitários da UEPG deliberam nesta quinta-feira (8) sobre uma possível paralisação no próximo dia 19 em protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal. O tema está em discussão na Câmara dos Deputados e a previsão do Governo é que o assunto seja debatido em plenário na sessão do dia 20 de fevereiro.

A Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato dos Professores e Técnicos da UEPG (Sintespo) acontece no Auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no Campus de Uvaranas, a partir das 14 horas. Os servidores também vão definir sobre uma paralisação geral da Universidade a partir do dia 27 de fevereiro contra as medidas promovidas pelo governo do Estado do Paraná que afetam a Educação.

“A reforma da previdência que está em discussão ataca principalmente a classe trabalhadora e os que mais necessitam de auxílio do Estado. Além disso, muitos direitos dos servidores públicos podem desaparecer. Por esse motivo, é urgente que todos estejam unidos contra esse imenso retrocesso”, disse o presidente do Sintespo, Emerson Barbosa.

Durante a Assembleia, os servidores serão informados sobre ações do governo estadual que afetam os sindicatos. “O governo está impondo uma taxa de cobrança sindical de consignação em folha e suspendendo gratificações aos servidores liberados para a luta sindical. Além disso, atrasou o pagamento dos servidores em janeiro e o repasse da mensalidade de filiados. Tudo isso tem um claro objetivo, destruir os sindicatos e deixar os servidores sem representação para lutar por seus direitos”, afirma Barbosa.

Outras questões que também serão discutidas na Assembleia são a ação judicial contra o Governo do Estado por não cumprir a data base (servidores estão sem reajuste há quatro anos), e o não pagamento de insalubridade aos docentes.

Lideranças pregam união

Os dois sindicatos que representam os servidores da UEPG, Sintespo e Sinduepg, além do Diretório Central dos Estudantes (DCE), estudam realizar no próximo dia 27 uma assembleia unificada para discutir ações contra as medidas dos governos federal e estadual que consideram ser um ataque à Educação. “Nesse momento, a união entre trabalhadores e estudantes pode significar a retomada da soberania popular contra governos que não têm a Educação como prioridade e promovem sucessivos ataques aos nossos direitos”, finaliza o presidente do Sintespo.

Reitoria prega normalidade

Via assessoria de imprensa, a UEPG informou que o debate é uma pauta dos sindicatos, que pode ou não ter a adesão dos servidores. Ainda segundo a assessoria da Universidade, no dia 19, a UEPG inicia o ano letivo, com a programação de acolhida aos calouros e volta às aulas para os veteranos - as atividades da instituição transcorrem normalmente, segundo o informe. 

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE