Centro irá atender animais silvestres em PG | aRede
PUBLICIDADE

Centro irá atender animais silvestres em PG

Consórcio inicia obras para construir unidade que vai atender animais recapturados nos Campos Gerais

Robson Klimionte vistoria obras  do Centro de Triagem de Animais Silvestres
Robson Klimionte vistoria obras do Centro de Triagem de Animais Silvestres -

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul iniciou as obras para construir o primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres do Paraná, em Ponta Grossa. As obras já estão em andamento, em um terreno cedido pela Prefeitura de Ponta Grossa.

As obras da unidade serão custeadas integralmente pela iniciativa privada, como medida compensatória pela instalação da Usina de Mauá, que é gerida pelo Consórcio Cruzeiro do Sul. Nesta primeira fase, deverá ser construído o Centro de Triagem de Aves e, na sequência, a unidade de mamíferos.

Além dos dois setores, haverá a construção de alas para atendimento de répteis e anfíbios. No entanto, estas alas serão construídos pelo grupo responsável pela Usina Hidrelétrica do Baixo do Iguaçu, que será instalada no município de Tibagi. Ao todo, o investimento no Cetas deve passar de R$ 1 milhão.

Para tornar o projeto realidade, além da parceria entre o setor privado e a Prefeitura, que é proprietária do terreno, o Cetas conta com o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto Klimionte. Segundo a Diretora de Licenciamentos do IAP, Edilaine Vieira, o Centro deverá receber todos os animais silvestres apreendidos nos Campos Gerais e fazer o atendimento veterinário, caso necessário, antes da soltura dos mesmos na natureza. “O Centro recebe animais silvestres, oriundos de apreensões dos órgãos de fiscalização, como Polícia Ambiental, IAP, Ibama, Bombeiros, enfim, todos os órgãos que apreenderem os animais deverão encaminhá-los para a triagem”, explica. “No Cetas, será verificada a saúde deste animal e se ele está apto ou não para ser solto. Caso ele não possa ser solto, o centro fará a readaptação dele à natureza”, completa.

De acordo com o IAP, até março de 2017, o estado possuía um Cetas em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). A unidade foi fechada e, agora, Ponta Grossa receberá o único Centro de Triagem do Paraná.  

Instituto Klimionte vai atender no Cetas

Com investimento da iniciativa privada e parceria com IAP e Prefeitura, o Centro de Triagem de Animais Silvestres terá a colaboração do Instituto Klimionte, que é referência neste tipo de atendimento na região. O veterinário Robson Klimionte diz que, além do atendimento aos animais, o Cetas deverá ter uma finalidade educativa. “Estamos trabalhando em parcerias com escolas municipais para visitações educativas”, comenta.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE