Vendas do comércio de PG têm alta de 1,2% | aRede
PUBLICIDADE

Vendas do comércio de PG têm alta de 1,2%

Com mais uma alta mensal, vendas no acumulado do ano estão no mesmo patamar das registradas em 2016

Imagem ilustrativa da imagem Vendas do comércio de PG têm alta de 1,2%
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Novembro foi um mês positivo para o comércio ponta-grossense. A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), realizada mensalmente, mostra que houve um aumento nas vendas no penúltimo mês de 2017. Na comparação com o mesmo novembro de 2016, a alta foi de 1,23%, enquanto que comparando com outubro esse incremento foi de 0,88%. No acumulado do ano (janeiro a novembro), porém, o faturamento se mantém no vermelho, mas quase empatado com 2016, em baixa de 0,72%.

No mês de novembro, em específico, as vendas em Ponta Grossa estão entre as mais tímidas do Paraná. Na comparação com o mesmo mês em 2016, a média estadual foi de um crescimento de 3,04%, e apenas Maringá, entre as seis cidades/regiões avaliadas, apresentou um desempenho inferior, de queda de 5,3%. Quando a comparação é com o mês imediatamente anterior (outubro deste ano), Ponta Grossa teve o menor elevação das vendas entre as regiões – a média estadual foi de um crescimento de 3,85%. 

No acumulado do ano, entre os 12 setores do comércio avaliados em Ponta Grossa, cinco aumentaram o faturamento, e o que teve a maior alta nas vendas foi o de lojas de departamentos. Foi o único com um crescimento acima dos dois dígitos, atingindo 23,9%. A alta neste segmento, aliás, está acima da média estadual, de 12,3%. O líder de célula da loja de departamento Havan em Ponta Grossa, Equinaldo Izodório Dutra, confirma que o crescimento acumulado foi acima dos 20%. “Todos os nossos setores tiveram crescimento em 2017. Vestuário se destacou mais, mas tivemos alta em eletros, cama, mesa e banho, e utilidades domésticas. Houve o crescimento porque uma loja de departamentos facilita as compras: o cliente vem comprar uma roupa, por exemplo, encontra produtos de outros setores, como praia, brinquedos, eletrônicos”, informa. Diferenciais como atendimento, cartão de crédito, promoções e prazos de pagamento foram apontados por ele como fundamentais para a alta.

Black Friday impulsiona vendas de novembro

A Black Friday, realizada na penúltima semana de novembro, foi fundamental para elevar as vendas de alguns setores. Embora, no acumulado do ano, a venda de móveis, utilidades domésticas e decorações esteja com uma retração de 3,11%, em novembro, na comparação com outubro, o crescimento foi de 24,8% - foi o setor com maior crescimento. Na comparação com novembro de 2016, as vendas desse setor foram menores, com uma retração de 12,2%. A maior alta nas vendas mensal foi de calçados, de 51% em relação a novembro de 2016.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE