Procura por uniformes escolares se intensifica nas lojas de PG | aRede
PUBLICIDADE

Procura por uniformes escolares se intensifica nas lojas de PG

Movimento cresce nas lojas do setor de confecções a partir desta segunda quinzena de janeiro em Ponta Grossa. Muitos anteciparam as compras em dezembro

Imagem ilustrativa da imagem Procura por uniformes escolares se intensifica nas lojas de PG

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A exemplo do que acontece com a aquisição de materiais escolares, lojistas de Ponta grossa estão observando a tendência da antecipação da compra de uniformes escolares para o ano letivo 2018. Restando um prazo curto para o início das aulas (Algumas escolas particulares começam já dia 1º de fevereiro; escolas municipais dia 5 e na rede estadual dia 19 de fevereiro), muitos pais já foram até as lojas para fazer as encomendas, ainda em dezembro de 2017, das roupas a serem utilizadas neste ano. 

“As pessoas começaram a comprar em dezembro. Acredito que elas usaram o décimo terceiro salário, ao invés de gastar com presente, para comprar uniformes escolares, que são itens de maior necessidade” Carlos Eduardo Pauluk, sócio-proprietário da Casa Bonsucesso, em Ponta Grossa. O fato de agora haver a cobrança tanto do IPTU do município, quanto do IPVA em janeiro, é apontado como um possível fator para a antecipação das compras desses produtos. Na loja Mil Cores, a gerente Viviane Weber Hass confirmou a tendência, lembrando que essa antecipação para dezembro ocorreu, em especial pelos pais que tem filhos em escolas particulares, que as aulas começam antes. 

O início de janeiro foi ‘calmo’ nas vendas, mas agora a partir do dia 15, o movimento volta a se acentuar. “É na segunda quinzena que aumenta a procura e o movimento está bem grande. Se as vendas vão crescer em relação ao ano anterior, ainda não sabemos, mas até o momento, há um crescimento”, assegura Pauluk. Porém, quando comparado com 2013 ou 2014, por exemplo, melhores anos para o comércio ponta-grossense, as vendas estão mais tímidas. “Há quatro anos, a loja estava cheia direto em janeiro. Agora, depende da época, está cheio de gente, mas em outro momentos, a loja está praticamente vazia”, diz Viviane. “As pessoas seguem deixando para a última hora. Tem muita gente fazendo orçamento, para comprar entre o final de janeiro e começo de fevereiro”, acrescenta a gerente da Mil Cores. 

Em relação aos preços não houve, praticamente, variação em relação ao ano anterior. Na Casa Bonsucesso, por exemplo, os preços estão mantidos há dois anos. “A gente está com uma promoção, mantendo a tabela de 2016. Não teve tanta variação nos valores, então nós conseguimos fazer isso”, explica, lembrando que a maior parte das pessoas está buscando itens de verão, como uma calça e camisetas, para deixar a jaqueta para depois. “Mas como o tempo está inconstante, alguns já estão antecipando a compra de tudo”, conclui Pauluk.

Fila de espera para encomenda já chega a 30 dias 

Quem deixar para fazer as encomendas a partir da próxima semana pode correr o risco de ficar sem uniforme para os primeiros dias de aula. Em função da procura, quem for encomendar hoje um uniforme sob medida irá ter que esperar, em média, 30 dias para buscar. “Janeiro já é temporada, então o prazo de entrega acaba aumentando. Temos muita coisa a pronta entrega. Mas muitos preferem o uniforme sob medida, e para isso o prazo chega a 30 dias”, alega. Prazo semelhante é registrado na Casa Bonsucesso.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE