Abaixo-assinado pede mudança para criação de mini 'pigs' | aRede
PUBLICIDADE

Abaixo-assinado pede mudança para criação de mini 'pigs'

Dona do animal usou as redes sociais para lançar campanha pedindo que a proposta de alteração na lei fosse reapresentada

Imagem ilustrativa da imagem Abaixo-assinado pede mudança para criação de mini 'pigs'
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A veterinária Fernanda Mathias, dona do mini porco Estiven, usou as redes sociais para lançar uma campanha com objetivo de conseguir a mudança da lei que trata da criação de suínos na área urbana de Ponta Grossa. A criação do ‘mini pig’ na área urbana da cidade mobilizou lideranças políticas na cidade – o vereador George de Oliveira (PMN) chegou a propor a alteração da lei, mas acabou derrotado em plenário. O prefeito Marcelo Rangel (PPS) também apresentou um projeto no mesmo sentido, mas a iniciativa acabou arquivada.

Em uma publicação nas redes sociais, a dona do animal fez um apelo. “Estamos fazendo esse abaixo-assinado para que haja uma nova votação para que essa mudança seja revista e aceita por esses vereadores que foram contrários. Pois como sabem há uma grande diferença em uma criação de suínos para a abate e suínos de companhia (pet), não é justo essa Lei permanecer como está”, desabafou a médica veterinária.

Durante a votação, 12 parlamentares foram contra a proposta de mudança na lei e 11 votaram em prol da alteração – a mudança permitiria a criação dos chamados ‘mini porcos’ na área urbana, desde que respeitasse as condições sanitárias devidas. Como foi enviada ao Legislativo quando um projeto do mesmo tipo já tramitava na Casa de Leis, a proposta de Rangel acabou indo direto para o arquivo – o texto era mais amplo e tratava também da criação de outras espécies de animais.

Nas redes sociais, Fernanda fez um apelo aos apoiadores da causa. “Estamos pedindo a colaboração de todas as pessoas que são favoráveis a essa mudança que assinem esse abaixo-assinado para que tenhamos mais voz na hora da votação. Talvez os vereadores vendo a quantidade de pessoas favoráveis, eles possam apoiar a mudança na lei, pois isso não beneficiará somente a mim, mas a grande quantidade de pessoas que já possuem um mini pig como pet na nossa cidade e também aquelas que querem ter um como companheiro!”, defendeu a dona do porco Estiven.

Saiba como ajudar

Quem quiser colaborar com a coleta de assinaturas pode entrar em contato diretamente com a médica veterinária. Como o projeto de lei foi rejeitado ainda em 2017, uma proposta semelhante poderia ser representada já nas primeiras sessões de 2018 já que se trata de um novo período legislativo.

Porco está no interior de São Paulo

A polêmica sobre a criação de mini porcos na área urbana da cidade começou quando Fernanda foi notificada pela Vigilância Sanitária e procurou a reportagem do portal aRede para manifestar “indignação” com a lei em vigor. Como não houve alteração da legislação em tempo hábil, Estiven teve que ser levado para um criadourona cidade de São Roque, no interior de São Paulo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE