Sala do Empreendedor formaliza 1,3 mil MEIs e atende 43 mil pessoas | aRede
PUBLICIDADE

Sala do Empreendedor formaliza 1,3 mil MEIs e atende 43 mil pessoas

Desenvolvimento de indústrias e empresas potencializam a formalização de MEIs neste ano em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Sala do Empreendedor formaliza 1,3 mil MEIs e atende 43 mil pessoas
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O número de formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI’s) segue em crescimento em Ponta Grossa. Entre janeiro e novembro deste ano, foram 1.944 formalizações, contra 1.798 no mesmo período no ano passado. Somente pela Sala do Empreendedor da Prefeitura de Ponta Grossa, que corresponde a cerca de 70% das formalizações na cidade, foram 1.325 novos MEI’s até domingo (10), número que já supera em 16,8% o valor total registrado durante todo o ano passado (1.134). A informação foi revelada pela Coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo da Prefeitura de Ponta Grossa, Tônia Mansani, que concedeu uma entrevista ao vivo na tarde desta segunda-feira ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã.

Esse incremento também contribuiu para uma elevação ainda maior no número de atendimentos pelo órgão. Se, em 2016, foram 26 mil atendimentos prestados, neste ano já são mais de 43 mil, explica Tônia. Ou seja, uma alta que supera a casa dos 65%. Tonia ressalta que esse salto foi registrado mesmo em um ano em que a prefeitura busca facilitar o acesso à informação aos microempresários, de forma que eles possam se ‘emancipar’, dispensando as visitas à Prefeitura. “A proposta de trabalho desse ano foi tentar desburocratizar e simplificar, para que ele possa fazer tudo sozinho. Quantas capacitações trabalhamos com cada ação de atendimento para o MEI aprender a empreender, a fazer nota fiscal, enfim, para que saiba fazer tudo sozinho, para não precisar ir na sala”, exclama. 

Os motivos pelos quais esses atendimentos cresceram são vários, informa Tonia. Desde a ampliação e o novo espaço da Sala do Empreendedor, até a ampliação do quadro de colaboradores, que aumentou em 100%. “Dobramos a equipe de atendimento, com o foco de minimizar o tempo, implementamos o serviço de triagem e o serviço ‘express’, para, dependendo do que o empresário quiser, um boletou ou declaração, ser atendido na hora. E o serviço de atendimento especializado pelo telefone, como se estivesse presencial”, esclarece. 

Sobre as formalizações, a coordenadora afirmou que houve uma mudança de paradigmas na cidade. Diferente do ano passado, em que houve um crescimento de MEI’s pela crise e fechamento de vagas de emprego, que gerou formalização por necessidade, agora Ponta Grossa vive um momento diferenciado, com muitas oportunidades com a implantação das diversas empresas. “Como nossa economia é diversificada, o MEI chega à Sala prestando serviço, que já vendeu, está com o negócio pronto e precisa regularizar, para emitir nota fiscal. Se olhar o Caged, vemos que não tem crescimento de desemprego, pelo contrário, então o empresário não tenta empreender pelo desemprego”, conclui.

Hoje Ponta Grossa conta com mais de 41 mil empresas formalizadas. Destas, pouco mais de 12,5 mil são microempreendedores individuais, ou seja, quase 30% são MEI’s.


Alvará Online’ permite a agilidade na legalização 

Tonia Mansani também lembrou a implantação do Alvará Online, no mês passado, como uma forma de agilizar o processo de legalização. Embora já houvesse a parceria com a Junta Comercial, agora a prefeitura desenvolveu esse sistema, que é um dos pioneiros do Brasil, já que uma empresa customizou esse trabalho. A profissional lembrou que o se registrar como MEI é formalizar, e que retirar o alvará é legalizar a empresa, já que o município dita o que pode e o que não pode. O alvará é um dos requisitos para que o MEI consiga participar das compras públicas da Prefeitura de Ponta Grossa, através dos pregões específicos, que movimentaram mais de R$ 1,7 milhão neste ano.

‘Voe’

Em 2018, a Prefeitura de Ponta Grossa dá início à Aceleradora de Negócios ‘Voe’, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos MEI’s, de modo que eles possam aprimorar a produção e serviço para evoluir para uma microempresa. As inscrições terão início em janeiro, com a aceleração começando em março. A turma terá 40 empresários. “A própria troca de informações entre eles fará com que eles cresçam”, diz Tônia.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE