População vai decidir o futuro da Münchenfest | aRede
PUBLICIDADE

População vai decidir o futuro da Münchenfest

Prefeito Marcelo Rangel (PPS) cogita lançar consulta pública para discutir futuro da festa nacional do chope escuro

Imagem ilustrativa da imagem População vai decidir o futuro da Münchenfest
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) estuda a realização de uma consulta pública para decidir o futuro da Münchenfest, a festa nacional do chope escuro. A 28ª edição da festa foi finalizada neste domingo (10) e este foi o último ano do contrato de terceirização do evento com a empresa Tendas Curitiba, vencedora do processo licitatório firmado em 2013. Rangel quer ouvir a população para saber se a München continua ou se será extinta – e, em caso de continuidade, quais serão os moldes do evento. 

Rangel reconhece que a festa perdeu a identidade alemã e que precisa ser revista, levando em conta também os questionamentos feitos por cidadãos, entidades e legisladores. “A festa se tornou um festival de música conceituado, mas perdeu sua tradição. Pesquisas mostram que as pessoas vão à München unicamente por causa do show, e quando isso acontece, precisamos ouvir a população se vale ou não a pena continuar com a festa”, explicou Rangel.

O prefeito afirmou que a consulta pública sobre o tema deve acontecer em janeiro do próximo ano, mais tardar fevereiro de 2018. “Vamos realizar a consulta pública via internet, de maneira profissional para ouvir amplamente a população sobre o destino da festa e de como realiza-la, caso o entendimento seja o de manter a Münchenfest pelos próximos anos”, destacou o chefe do Poder Executivo.

Com a consulta pública, cada pessoa que quiser participar fará um cadastro no site da Prefeitura. Assim, poderá votar pela continuidade ou extinção da München. Caso a decisão popular seja pela continuidade, Rangel destacou que a festa terá profundas mudanças para que seja melhorada. Um novo contrato de terceirização precisará ser feito, e nele constarão as exigências a serem cumpridas pela empresa a vencer a nova licitação.

“A Prefeitura não vai colocar dinheiro público no evento, isso está consolidado. Precisamos agora saber se a população quer a continuidade da festa, em caso afirmativo precisamos transformar profundamente a München”, afirmou o prefeito. Rangel citou ainda a possibilidade de transformar o evento em um “festival de música com grandes bandas”. “Essa é uma possibilidade, vamos discutir com a população”, contou o chefe do Executivo.

CEI investiga uso do dinheiro público na festa

Enquanto o Executivo propõe uma consulta pública para discutir o futuro da Münchenfest, o Legislativo criou uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar o uso do dinheiro e espaço públicos no evento. Presidida pelo vereador Ricardo Zampieri (SD), a CEI ouviu uma série de responsáveis pelo evento e pautou, entre vários quesitos, o uso do dinheiro público no evento e também a utilização dos espaços públicos, como é o Centro de Eventos. A Comissão segue com prazo em andamento e deve emitir o relatório final no começo do próximo ano.

História

A Münchenfest foi fundada em 1990 pelo então prefeito Pedro Wosgrau Filho e as primeiras edições do evento foram realizados no Pátio da Estação da Rede Ferroviária, local que atualmente sedia o Shopping Popular e o Parque Ambiental. 

Com informações do Blog Doc.com

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE