Alunos da UTFPR criam primeiro carro elétrico do PR | aRede
PUBLICIDADE

Alunos da UTFPR criam primeiro carro elétrico do PR

Veículo foi construído dentro da universidade com patrocínio de empresas locais, que financiaram 70% do projeto

Projeto levou dois anos para sair do papel
Projeto levou dois anos para sair do papel -

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estudantes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa apresentam, na próxima sexta-feira (24), o primeiro carro Fórmula E - uma espécie de F 1 elétrico - do estado. O Force One foi finalizado na última segunda-feira (20) e, pela primeira vez, será apresentado à comunidade. 

O veículo foi desenvolvido por 60 estudantes de oito engenharias da UTFPR, dentro do projeto UTForce e-Racing. Os trabalhos iniciaram em setembro de 2015, com o desafio de criar um carro sustentável, com nenhuma emissão de gases poluentes. 

Na prática, UTForce e-Racing é uma equipe criada para participar da competição nacional da Fórmula SAE, em São Paulo. O concurso, criado para fomentar soluções criativas para veículos automotores, começa na próxima quinta-feira (30). Os estudantes de Ponta Grossa serão os únicos representantes do Paraná na Fórmula SAE. "Ficamos sabendo da competição e vimos que ainda não havia um carro sendo desenvolvido no Paraná. A gente começou com o projeto em 2015 e, a partir disso, começamos a construir o carro", conta o estudante de Engenharia de Produção, Mateus Pereira, que é  diretor administrativo do projeto. 

O veículo, testado com sucesso na última segunda-feira, custou cerca de R$ 50 mil aos estudantes. O projeto só foi viável graças ao patrocínio de empresas locais. "Corremos atrás de patrocínio e isso foi bem difícil. Mas conseguimos conseguimos muita coisa aqui em Ponta Grossa. Quase 70% desse valor é de patrocínio de empresas da região", afirma. 

O carro conta com seis baterias elétricas de 72 volts. A UTForce criou também um carregador para as baterias. "A gente liga ele (o carregador) em uma tensão da rede normal. Ele faz a carga das bateria em aproximadamente duas horas e meia.  É um grande avanço para a UTForce. Somos uma das poucas equipes que criaram o seu próprio carregador", explica o estudante Tiago Alves, diretor do projeto eletrônico do Force One. 

A apresentação do veículo acontece na sexta-feira, no auditório principal da UTFPR, a partir das 18 horas. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE