Premiações de peças marcam fim do Fenata | aRede
PUBLICIDADE

Premiações de peças marcam fim do Fenata

Grupos de Curitiba e Rio de Janeiro são eleitos os melhores espetáculos da 45ª edição do Festival de Teatro da UEPG

 Melhores peças são premiadas no último dia do Festival Nacional de Teatro
Melhores peças são premiadas no último dia do Festival Nacional de Teatro -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Agreste, da Cia. Pé no Palco (Curitiba-PR) e Paco e o Tempo, do grupo Gestopatas (Rio de Janeiro-RJ), conquistaram os prêmios de melhores espetáculos na mostra competitiva (teatro adulto e teatro infantil/bonecos/animação) do 45º Festival Nacional de Teatro – Fenata, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A noite de premiação dos melhores do festival (Troféu 'O Inebriante da Teatralidade') ocorreu nesta quinta-feira (16), no Cine Teatro Opera, com a encenação da peça ‘O Buraco da Lacraia Ópera House’, do Rio de Janeiro.

Na categoria teatro adulto, ‘Agreste’ levou o prêmio de melhor espetáculo do festival, trazendo para o palco um drama baseado em fatos reais. Escrita pelo dramaturgo Newton Moreno, a peça fala a relação ao desconhecimento do corpo e da própria sexualidade. A montagem aborda a vida de um casal de lavradores que se se apaixona e foge para viver um grande amor. Passam-se décadas e o marido morre, dando espaço ao trágico. Trata-se de uma narrativa épica que aborda a complexidade das relações.

Em 2004, o texto de Newton Moreno recebeu o prêmio Shell de Teatro, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Agora, na versão da Cia. Pé no Palco, conferiu o prêmio de melhor direção a Fátima Ortiz, que também assina o roteiro da peça. Agreste ainda ficou com os prêmios de melhor sonoplastia; melhor figurino; e melhor ator coadjuvante, para Pedro Bonacim.

O troféu de melhor texto original foi para Gilvan Balbino, do grupo Rabugentos Cia. Teatral (Sertãozinho-SP), com a peça ‘Melodramas de Picadeiro’. A peça também arrebatou os prêmios de melhor ator, para Gilberto Bellini; além do prêmio especial do júri, na categoria ator revelação, para Otávio Sarti. ‘Contos de Nanook’, da Setra Companhia (Curitiba-PR) ficou com os troféus de melhor iluminação; e melhor atriz, para Ma Ribeiro.

Peças Maurice e Macumba também garantem prêmios

‘Maurice’, da Cia. de Teatro Sala 3 (Goiânia-GO) recebeu o prêmio de melhor cenografia; e ‘Macumba: Uma Gira sobre o Poder’, da Companhia Transitória (Curitiba-PR), ficou com o troféu de melhor atriz coadjuvante, para Cleo Fagundes. O troféu de melhor espetáculo pelo júri popular registrou o empate entre ‘Macumba: Uma Gira sobre o Poder’; e ‘Melodramas de Picadeiro’. Na categoria infantil, ‘Paco e o Tempo’ conquistou o troféu de melhor espetáculo. A peça ainda levou o prêmio de melhor texto original, para Cecílio Ripoll (autora e diretora); e prêmio especial do júri, pela pesquisa no teatro de bonecos, máscaras e formas animadas.

Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE