Azul terá voos comerciais em PG a partir de janeiro | aRede
PUBLICIDADE

Azul terá voos comerciais em PG a partir de janeiro

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A partir de janeiro de 2015, os ponta-grossenses não precisarão se deslocar a Curitiba para pegar um avião com destino a São Paulo. A Azul Linhas Aéreas confirmou, nesta terça-feira, em reunião com o Prefeito Marcelo Rangel, em Brasília, a intenção de iniciar a operação de voos comerciais, a partir do Aeroporto Santana, em Ponta Grossa, no início do próximo ano. Além disso, o prefeito revela que, na reunião na Secretaria de Aviação Civil (SAC), foi discutido o projeto, que prevê a ampliação da pista, para poder receber aviões maiores. Atualmente, a pista possui 1.400 metros, e poderá ser aumentada para 1.800 metros, possibilitando ao aeroporto receber aviões maiores, como o Airbus A319.

O início de operações por parte da empresa Azul será possível com a conclusão das obras estruturais que estão sendo realizadas no Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo (Santana), como a reforma do terminal de passageiros, o balizamento noturno, inclusão de iluminação, estação meteorológica, biruta, posto de combustível e bombeiros, avaliadas em R$ 1,5 milhão. A previsão é de que essas obras fiquem prontas em menos de três meses, ou seja, até o final de novembro. Com isso, após a avaliação da empresa, podem ser iniciados os voos comerciais. Segundo o prefeito, nesse primeiro momento, poderão ser operados voos com aeronaves modelo ATR-42 e ATR-72. Segundo Rangel, a princípio, a intenção é de haver uma linha com destino a São Paulo, com preços semelhantes aos praticados entre Curitiba e São Paulo, devido ao plano de incentivo à aviação local.

Já em relação à reforma que será realizada pelo governo federal, estimada em R$ 50 milhões, ela teve seu projeto discutido pelo prefeito nesta semana e há a previsão de que a licitação dos serviços a serem executados seja emitida nas próximas semanas. Com isso, há a expectativa de que essas obras, que, entre outras coisas, irá ampliar a pista, seja concluída em 24 meses. O principal empecilho fica por parte do desvio do trajeto da PR-151, obra a ser realizada por parte do governo estadual - necessária para a expansão da pista.

Novo aeroporto regional em PG

Além da reforma do Aeroporto Santana, a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), também reivindica um novo aeroporto em Ponta Grossa, que serviria toda a região. A intenção é construí-lo nas proximidades de outro projeto que também é uma reivindicação para o ‘PAC 3’, o Arco Norte. Esse novo aeroporto seria o maior construído no estado, com pista de 2,6 mil metros, superior a existente no Aeroporto Afonso Pena, na Região de Curitiba, servindo de apoio a este em caso de impossibilidade de pouso.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE