PG tem quatro casos de meningite por mês | aRede
PUBLICIDADE

PG tem quatro casos de meningite por mês

Internamentos no Hospital Regional dos Campos Gerais aumentam alerta para doença

Hospital registra dois casos de meningite bacteriana em novembro
Hospital registra dois casos de meningite bacteriana em novembro -

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em Ponta Grossa, cerca de quatro pessoas contraem meningite todos os meses. A estatística é baseada em números da 3ª Regional de Saúde, que de janeiro até agora já registrou 41 casos no município. O tipo mais comum é a meningite bacteriana, com 25 registros em 2017. 

Na última terça-feira (14), uma menina de oito anos foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) com sintomas da doença. O HURCG confirmou nesta quinta-feira (16) a meningite. 

Este é o segundo caso do mês de novembro que chega ao HURCG. No sábado (11), um menino de dez anos foi internado na UTI com a mesma doença. Ele recebeu alta nesta quinta e foi encaminhado ao Hospital da Criança para acompanhamento. Já a menina, que é do município de Palmeira, segue internada, mas apresenta melhoras. 

De acordo com o diretor do HURCG, Everson Krum, o tratamento é relativamente simples, mas há necessidade de internamento na UTI devido ao risco de evolução da doença. "O tratamento é feito com antibióticos e exames de acompanhamento, até a bactéria causadora da meningite seja extinta do organismo do paciente", conta. 

O diretor do HURCG explica que a meningite é resultado de outras infecções e pode ser causada por uma série de bactérias, no caso da bacteriana. "A meningite é a agudização de outras infecções. A meninge, que é uma membrana que reveste o cérebro, acaba inflamando e há aumento de líquido, por isso os sintomas mais comuns envolvem dores de cabeça. Como o organismo reage, também há febre, vômitos e outros sintomas", afirma. 

Em relação ao ano passado, os casos confirmados em Ponta Grossa não apresentam aumento nem redução. Em 2016, foram 47 casos registrados pela 3ª Regional de Saúde, sendo 25 bacterianas e 22 virais. Na região dos Campos Gerais sob gestão da 3ª Regional, foram 78 pacientes diagnosticados com a doença em 2016 e, de janeiro até agora, 68. 

Prevenção 

Segundo a 3ª Regional de Saúde, as vacinas para prevenir a meningite bacteriana estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa. A maioria delas deve ser aplicada antes de um ano de idade da criança. "As crianças menores de um ano devem tomar duas doses de meningite C, tipo grave da doença que pode levar à morte senão tratado. Caso os pais percam esta data, a criança pode, ainda, ser vacinada até quatro anos", explica a chefe de Epidemiologia da Regional, Cynthia Baroni. 

Para ampliar a imunização, neste ano o Ministério da Saúde liberou a vacinação, em dose única, contra a meningite C para adolescentes de 12 e 13 anos. 

Além da vacina específica para a meningite, as crianças podem ser imunizadas com a pentavalente e com vacinas pneumocócicas, de dois a quatro meses. "Elas não são vacinas específicas para a meningite, mas também previnem a doença", explica Cynthia. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE