Sindicato sinaliza greve geral no transporte coletivo | aRede
PUBLICIDADE

Sindicato sinaliza greve geral no transporte coletivo

Sem acordo sobre reajuste salarial, motoristas e cobradores vão se reunir na quinta-feira para votar greve geral

Imagem ilustrativa da imagem Sindicato sinaliza greve geral no transporte coletivo
-

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Sindicato dos Motoristas e Trocadores de Ponta Grossa (Sintropas-PG) convocou para a quinta-feira (16) uma assembleia para discutir uma possível greve geral no transporte. Nesta semana, a diretoria do Sintropas esteve reunida com representantes da Viação Campos Gerais (VCG) em busca de um reajuste nos salários da categoria. Não houve acordo.

A contraproposta apresentada pela VCG desagradou a categoria, que já dá como certo o início de mobilizações e suspensão dos serviços no município. “A assembleia vai decidir isso, mas pelo o que conhecemos dos trabalhadores e ouvimos, a proposta da empresa não será aceita e uma greve é quase certa”, afirmou o presidente do Sintropas, Luiz Carlos Oliveira. “Fazia tempo que não tínhamos uma situação como esta, mas infelizmente teremos que colocar em votação a greve geral, a categoria não vai aceitar a proposta apresentada”, completou o dirigente sindical.

Além da análise da proposta da concessionária e da greve geral, os motorista e cobradores irão discutir a possibilidade de que as negociações, caso não haja acordo, sejam feitas diretamente no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A assembleia está marcada para às 19h30 e acontece no Parque Ambiental.

Tanto o Sintropas quanto a VCG não informaram os percentuais de reajuste salarial reivindicados e sugeridos para os trabalhadores. De acordo com Oliveira, somente na assembleia os índices negociados serão divulgados. Além do aumento nas remunerações, a categoria reivindica novas cláusulas sociais.

A data-base da categoria vence neste mês. A data foi alterada na última negociação salarial, passando do dia 1º de maio para o dia 1º de novembro. A última greve no transporte coletivo em Ponta Grossa aconteceu em 2014. A greve foi a maior da história do município. Foram 17 dias de paralisação nos serviços de transporte e foi necessária intervenção da justiça. 

A Viação ainda não se manifestou sobre a assembleia. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE