UEPG celebra duas décadas de editora e reabre museu

Ponta Grossa

07 de outubro de 2017 12:34

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Câmara aprova proibição contra queimadas em PG

Ponta-grossense comemora 80 anos lançando livro de poesias

Família procura por gato desaparecido em Uvaranas

Prefeitura amplia fiscalização de ambulantes
Papai Noel dos Correios entrega presentes para 1,2 mil crianças
Após ação do MP, bebê será internado em Curitiba
Sanepar discute nova proposta de contrato na Acipg
/Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Um bom espaço para redescobrir e armazenar informações sobre o passado é, sem dúvidas, um museu. Na última semana, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) reinaugurou oficialmente o Museu Campos Gerais, sediado no antigo Fórum da Comarca e fechado desde 2003 por conta de problemas estruturais. O espaço recebeu apoio da Lei Rouanet e reabriu oficialmente, em cerimônia na última quinta-feira (05). O evento ainda marcou os 20 anos de fundação da Editora UEPG.

Construído em local estratégico do ponto de vista social, econômico e político, o prédio do antigo Fórum da Comarca foi inaugurado em 1928. Marcado por um estilo arquitetônico eclético exibe uma fachada característica da época. No interior destacam-se os detalhes da escadaria e o trabalho de relevo no teto. A arquitetura exprime na materialidade uma afirmação da autoridade e do Poder Judiciário.

Entre os anos de 1983 a 2003, o espaço abrigou o Museu Campos Gerais da UEPG. Em 1990 foi tombado pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Paraná. Em 2003, o acervo foi transferido para outro imóvel. O projeto de restauro foi aprovado em 2010.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização