Vereadores aprovam criação de ‘EstaR Eletrônico’ em PG | aRede
PUBLICIDADE

Vereadores aprovam criação de ‘EstaR Eletrônico’ em PG

Com aprovação de projeto, Prefeitura prepara edital de licitação para contratar empresa responsável por novo aplicativo

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores aprovam criação de ‘EstaR Eletrônico’ em PG
-

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Estacionamento Regulamentado (EstaR) de Ponta Grossa deve ser modernizado até o próximo ano. A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (02), o projeto de lei da Prefeitura que cria o EstaR Eletrônico. A proposta volta para a votação nesta quarta-feira (04) e segue para a sanção do prefeito Marcelo Rangel (PPS). 

Na prática, a proposta autoriza a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) a fazer a cobrança por meio eletrônico. Atualmente, a lei do EstaR permite que a cobrança do cartão seja feita exclusivamente em dinheiro. Com a mudança, os motoristas poderão fazer as compras do bilhete no débito ou crédito. Segundo o projeto aprovado pelos vereadores, a transição do pagamento em espécie para o digital seria feito de forma gradual. 

Ex-presidente da AMTT, o vereador Eduardo kalinoski (PSDB) destacou que esta proposta já vinha sendo elaborada no ano passado, durante a sua gestão na pasta, e que tinha adesão dos agentes de trânsito. “A lei antiga não permitia esta cobrança. Esta lei nada mais é do que possibilitar que o motorista faça o pagamento com o cartão”, disse. 

De acordo com o atual presidente da AMTT, Roberto Pelissari, com a aprovação do projeto e, consequentemente, a sanção do prefeito, o próximo passo é lançar um edital de licitação. A expectativa é que todo o processo burocrático seja feito neste ano e, no primeiro semestre de 2018, o EstaR Eletrônico esteja em operação. “Depois da sanção da lei, vamos lançar um edital que vai levar uns 60 dias para ter uma definição. Definida a empresa que vai fazer este sistema, será feito um contrato e o EstaR Eletrônico deve ser entregue no próximo ano”, explicou. “Por pelo menos um ano, vamos trabalhar com um sistema misto, para que as pessoas possam comprar os bilhetes tanto pelo celular quanto nos pontos da AMTT”, completou. 

Com a intenção de facilitar a vida os motorista e também a fiscalização por parte dos agentes, o sistema eletrônico será desenvolvido em um aplicativo para celulares. A ideia é que o motorista possa regulamentar o estacionamento e também quitar pendências com a AMTT relativas às vagas rotativas pelo aplicativo. Atualmente, Ponta Grossa possui 4.624 vagas de estacionamento regulamentadas, que estão dividias em 52 ruas da cidade. 

Empregos de agentes da AMTT é colocado em xeque

Durante a votação do projeto, os vereadores discutiram a função dos agentes de trânsito, que hoje são responsáveis por fiscalizar o estacionamento rotativo. O vereador Pastor Ezequiel Bueno (PRB) manifestou preocupação. “Sou a favor do projeto. Mas é claro que o número de agentes vai reduzir quando tudo for eletrônico”, afirmou. O vereador Rudolf Christensen (PPS) discordou da posição de Ezequiel. “O Uber é um exemplo disso. Em um momento de crise, ele vem gerando empregos e salvando famílias”, disse. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE