Primavera será de chuvas regulares e temperaturas altas | aRede
PUBLICIDADE

Primavera será de chuvas regulares e temperaturas altas

O destaque é para o mês de novembro, que terá temperaturas acima do normal

A primavera começa oficialmente hoje (22), às 17h02/Foto: Reprodução
A primavera começa oficialmente hoje (22), às 17h02/Foto: Reprodução -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O destaque é para o mês de novembro, que terá temperaturas acima do normal

A primavera começa oficialmente hoje (22), às 17h02 (horário de Brasília) e vai até o dia 21 de dezembro, às 14h28 (horário brasileiro de verão).

A primavera deste ano na América do Sul começa com a água do Oceano Pacífico Equatorial Leste ligeiramente mais fria do que o normal. Embora não se possa dizer que há um evento La Niña se formando, esta tendência de águas mais frias no Pacífico terá influência no comportamento da chuva e da temperatura da Região Sul do Brasil durante a nova estação.

 De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o mês de outubro no Sul do Brasil, terá temperatura próxima do padrão normal para o mês. As chuvas também estarão próximas da média, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande Do Sul. No Paraná, poderá chover acima da média em várias cidades do Estado.

Ao contrário de outubro, novembro terá chuva irregular e menos frequente. A média pluviométrica deverá estar abaixo da média. O mês deverá ser quente com temperaturas se mantendo acima ou dentro do normal na região.

As temperaturas em dezembro deverão estar próxima da média. Está sendo previsto chuvas menos frequentes nos três estados do Sul. Com exceção do sul e leste de Santa Catarina e leste do Paraná que podem ter chuva dentro da média.

De acordo com o Simepar, no Paraná, historicamente, os meses de primavera são caracterizados pelo retorno das chuvas mais abundantes. As massas de ar frio que se deslocam pelo sul do continente obviamente são menos intensas do que as do trimestre anterior e quando chegam ao Estado tendem a ser menos persistentes. Nesta época começam a ser mais frequentes eventos meteorológicos de pequena e média escalas os quais podem causar tempestades localizadas. As alternâncias ou variações nas condições atmosféricas tendem a ser uma constante, ou seja, os períodos de tempo sem chuvas podem dar lugar a outros com chuvas rápidas as quais podem trazer volumes consideráveis de precipitação acumulada.

Previsão para hoje

Uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas só induz uma maior instabilidade até algumas regiões de Santa Catarina. No Paraná o tempo ainda não muda e segue estável, sem chuva e com temperaturas elevadas em todas as regiões paranaenses. Mais uma vez teremos baixos valores de umidade relativa do ar, principalmente na metade norte do Estado.

Em Ponta Grossa, a máxima poderá atingir 31°C nesta sexta-feira. Na região, as chuvas deverão começar a chegar já no próximo fim de semana.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE