Agosto registra 167 novas vagas de trabalho em PG | aRede
PUBLICIDADE

Agosto registra 167 novas vagas de trabalho em PG

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego ainda apontam balanço positivo no acumulado do ano. Setor de serviços foi o que mais abriu vagas em 2017.

Imagem ilustrativa da imagem Agosto registra 167 novas vagas de trabalho em PG
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego ainda apontam balanço positivo no acumulado do ano. Setor de serviços foi o que mais abriu vagas em 2017.

Ponta Grossa abriu 167 novas vagas de trabalho formal somente no mês de agosto, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ainda segundo o Caged, a cidade também acumula saldo positivo no ano de 2017, com 620 vagas geradas.

Os dados apontam que 2.800 conquistaram um emprego com carteira assinada em Ponta Grossa durante o mês de agosto, contra 2.633 demissões registradas – um saldo positivo de 0,2%. No acumulado do ano, fora 21.660 novos empregos, contra 21.040 demissões (saldo de 0,74%).

O segmento que mais abriu vagas em 2017 até o mês de agosto no município foi o de serviços, com 794 novas oportunidades de emprego. Na sequência, aparece o ramo da construção civil, com a abertura de 459 novos postos. A indústria de transformação gerou 54 novas oportunidades, figurando em 3º lugar no ranking. Serviços Industriais de Utilidade Pública (Siup), com nove vagas, fecha o grupo que abriu vagas no ano.

Em contrapartida, cargos administração pública apresentaram uma baixa de 252 novas vagas, seguindo de perto pelo setor agropecuário, com fechamento de 251 oportunidades de emprego. O comércio também apresentou baixas, fechando 193 vagas.

O acumulado dos últimos 12 meses também apresentou crescimento nas oportunidades de emprego. Com 31.050 vagas abertas, contra 30.537 demissões, o período registra saldo de 513 cargos positivos (aumento de 0,61%).

Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, Paulo Carbonar, os investimentos recentes conquistados pelo município na indústria e na construção civil fazem com que a geração de emprego se mantenha positiva ao longo do ano. “É uma soma [de fatores]. É o que chamamos de ‘roda da economia’: quando uma coisa vai bem, ela começa a puxar outros indicadores. A prefeitura tem realizado investimentos na Agência do Trabalhador e na qualificação profissional, e isso acaba refletindo na contratação”, explica.

O secretário acredita que, caso não haja uma recessão muito grande, os números atuais são considerados ótimos até mesmo para o fechar o ano de 2017. “No Paraná, somos uma das únicas cidades de grande porte com um número crescente de empregos. Isso mostra que o trabalho é positivo”, ressalta.

Brasil apresenta saldo positivo

Em agosto, o número de novas vagas de trabalho com carteira assinada somou 35.457 em todo o Brasil, de acordo com o Caged. Agosto foi o quinto mês seguido com mais vagas de trabalho formal abertas do que fechadas no país. No mês anterior, julho, foram gerados mais 35.900 postos de trabalho com carteira assinada. De janeiro a agosto deste ano, o mês de abril foi o que apresentou melhor resultado: 71.193 novas vagas em postos de trabalho formal.

Desemprego

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o desemprego continua alto. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), no trimestre de maio a julho, 12,8% dos brasileiros estavam desocupados, número que representa um quantitativo de 13,3 milhões de pessoas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE