Richa sanciona projeto que cria Semana de Práticas Integrativas | aRede
PUBLICIDADE

Richa sanciona projeto que cria Semana de Práticas Integrativas

Projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem ilustrativa da imagem Richa sanciona projeto que cria Semana de Práticas Integrativas
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O governador Beto Richa transformou na Lei nº 19118 o projeto que institui a Semana Estadual de Práticas Integrativas e Complementares Terapêuticas de Saúde, a ser celebrada todos os anos na primeira semana do mês de maio. O campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos como homeopatia, plantas medicinais e fitoterápicas, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia.

A lei é iniciativa do Conselho Parlamentar de Cultura de Paz (Conpaz) através do seu secretário-geral, deputado Péricles de Holleben Mello (PT), e se baseia na Portaria do Ministério da Saúde nº 971, de 3 de maio de 2006, que aprovou a utilização dessas práticas no Sistema Único de Saúde – SUS, e recomendou implantação e implementação das ações e serviços nesse modelo.

Para Adilson Santos, mestre Reiki (Reiki é uma prática oriental que trabalha com a energia vital e imposição de mãos), o projeto pode ajudar a incentivar o uso das práticas integrativas. “O projeto foi feito com muita dedicação e agora teremos um espaço de divulgação de modelos complementares, de medicina preventiva”, disse.

O representante da Federação Brasileira de Acupuntura, Romualdo Vicente de Ramos, salienta o aspecto preventivo das práticas complementares. “Quando se fala de saúde pública devemos pensar em criar uma condição de prevenção, para que não seja necessário recuperar o doente, mas evitar que as pessoas adoeçam”.

Segundo o deputado Péricles, há um despertar para as práticas integrativas, pois elas “pensam a saúde de forma holística e são práticas complementares, que podem ser utilizadas com outro tipo de tratamento. A medicina preventiva é muito mais barata e tem muita eficiência e o SUS está avançando muito na valorização desse modelo”.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE