Professor Gabriel de Paula Machado morre aos 93 anos | aRede
PUBLICIDADE

Professor Gabriel de Paula Machado morre aos 93 anos

Escritor, músico, bioquímico e professor, Gabriel de Paula Machado ajudou a criar a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa

Gabriel de Paula Machado foi pianista da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa por dez anos
Gabriel de Paula Machado foi pianista da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa por dez anos -

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Escritor, músico, bioquímico e professor, Gabriel de Paula Machado ajudou a criar a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa

Ponta Grossa se despede nesta quinta-feira (31) de um de seus nomes mais importantes nos cenários cultural e da educação. Gabriel de Paula Machado morreu em casa nesta quinta, aos 93 anos. Professor, escritor, músico e bioquímico, ele foi um dos principais nomes da cultura ponta-grossense e um dos responsáveis pela fundação da Orquestra Municipal de Ponta Grossa.

De acordo com o Serviço Funerário Municipal, o velório acontece na Capela São Francisco e o sepultamento está marcado para as 10h desta sexta-feira (1º), mas o cemitério ainda não foi divulgado.

No encarte do CD ‘Todo amor desta terra – canções paranaense’, Paulo José da Costa descreveu o ponta-grossense nascido em 1924. “(…) aprendeu a tocar piano com a mãe. Tendo vindo para Curitiba estudar farmácia, não deixou de frequentar as tertúlias musicais da cidade, onde fez amigos no meio e junto com Hélio Brandão e outros, acabou ajudando a criar a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, o único conjunto do gênero que existiu por muito tempo no interior do Estado. Nessa orquestra, foi pianista por dez anos. Criou o Conjunto de Vozes Madrigal e o Coral da Universidade de Ponta Grossa, do qual foi regente por dezoito anos”. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE