Projeto deixa mais rígida concessão de táxis em PG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto deixa mais rígida concessão de táxis em PG

Proposta do Poder Executivo prevê mudanças na concessão do serviço de táxi em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Projeto deixa mais rígida concessão de táxis em PG
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Ponta Grossa deverá contar em breve com uma nova lei responsável por regular a concessão do serviço de táxi público. A proposta é do Poder Executivo e começou a tramitar na Câmara Municipal (CMPG) nesta terça-feira (22) – o projeto de lei (PL) 261/2017 irá ser avaliado pelas comissões internas da Casa de Leis antes de ser discutido em plenário. O projeto quer ‘igualar’ as condições da atuação dos taxistas com as dos motoristas de aplicativos como o Uber.

Na mensagem encaminhada em anexo ao projeto, o prefeito licenciado Marcelo Rangel (PPS) ressalta que a proposta leva em conta as recomendações da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), órgão responsável pela fiscalização da atividade. “A ação pretende atender uma recomendação do Ministério Público para que os serviços prestados pelos taxistas sejam atualizados para preservar a segurança dos usuários”, afirma Rangel na mensagem.

A proposta do Executivo prevê, por exemplo, que cada permissionário terá direito a apenas uma permissão do serviço com prazo de cinco anos, renovável pelo mesmo período. Além disso, a iniciativa rege ainda uma série de definições que até então eram duvidosas. O projeto de lei prevê ainda um “plano de distribuição de táxis” com uma readequação dos pontos utilizados no serviço.

Para Clodoaldo Menon, vice-presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Ponta Grossa, a proposta é positiva. “O projeto da Prefeitura toca em vários aspectos que vínhamos debatendo e cobrando do Executivo, deixa a lei mais rígida e benéfica para os taxistas que atuam de maneira adequada”, explicou Menon. Na visão do taxista, a proposta “assemelha” os direitos e obrigações dos taxistas e motoristas do aplicativo Uber.

Outro projeto de lei do Executivo foi enviado à Câmara e aguarda para entrar em votação – a iniciativa prevê a regulamentação do Uber. Para Menon, a mudança na lei do táxi deve modernizar o serviço. “Queremos uma punição mais rígida para aquele taxista que for pego desrespeitando as normas previstas na lei, com isso deveremos melhorar o serviço prestado”, explicou Clodoaldo.

A proposta prevê que, dependendo da infração cometida pelo taxista, a permissão do serviço poderá ser cassada pelo Poder Público. Além disso, o projeto também normatiza as tarifas cobradas pelos táxis que atuam na cidade, entre elas tarifas pré-definidas para determinadas rotas.

Prefeitura quer garantir qualidade de veículos

Entre as determinações da nova legislação estão aspectos ligados à qualidade dos táxis utilizados na prestação de serviço. Além das revisões e inspeções já realizadas periodicamente, os táxis terão que adotar uma pintura já definida pela AMTT e outras padronizações previstas no projeto de lei. Na visão do chefe do Poder Executivo, a melhoria na frota passa necessariamente pela mudança nos aspectos exigidos para quem atua no setor e também padronização dos veículos que são utilizados como táxis.

Polêmica do Uber

Atuando no município desde o começo de 2017, os motoristas do aplicativo Uber também deverão ter a atividade regulamentada pela Prefeitura de Ponta Grossa. A proposta do Executivo tramita nas comissões internas da Casa de Leis e deverá gerar polêmica quando chegar no plenário – alguns vereadores já demonstraram descontentamento com a iniciativa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE