Câmara propõe estímulo ao comércio próximo ao HU | aRede
PUBLICIDADE

Câmara propõe estímulo ao comércio próximo ao HU

Vereador Rudolf ‘Polaco’ sugere benefícios para empresas que desejem se instalar nas proximidades do Hospital

Imagem ilustrativa da imagem Câmara propõe estímulo ao comércio próximo ao HU
-

Daniel Petroski

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Depois de protocolar uma moção de apelo na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa com o intuito de cobrar ações do Governo do Estado em relação a melhorias na iluminação externa do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), pertencente a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o vereador Rudolf “Polaco” (PPS) levanta uma nova bandeira em prol do desenvolvimento da região de Uvaranas.

Em entrevista a equipe de reportagem, o parlamentar informou que pretende se reunir nos próximos dias com o secretário municipal de Indústria Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, e com a diretora de Fomento ao Empreendedorismo da Sala do Empreendedor, Tônia Mansani, para propor um projeto semelhante ao que vem sendo colocado em prática no chamado Quadrilátero Histórico – benefício fiscal para quem deseja se instalar na região. “Meu objetivo é colocar em discussão a oferta de meios para estimular que comerciantes ocupem o entorno do Hospital”, destacou. “O Hospital Vicentino pode servir de exemplo. Fica tão afastado quanto. Todavia, nas redondezas, existem diversos estabelecimentos”, acrescentou.

Segundo Rudolf, entre as principais lacunas a serem preenchidas está a da alimentação. “O Hospital fica em uma região afastada. Não possui opções para quem está com um familiar ou conhecido internado. Quem depende do HU tem apenas uma lanchonete no local. Não que o espaço seja ruim ou cobre um preço abusivo, sinceramente não conheço. A questão não é essa. Precisamos incentivar a Livre Iniciativa”, justificou. O parlamentar também sugere que investidores do ramo de hotelaria e hospedagem, bem como de farmácias, sejam contemplados.

Procurado, o diretor geral do HU, Everson Augusto Krum, considera interessante a proposta. “É muito importante o Poder Público pensar nessas questões”, afirma. Ele contou que em relação a hospedagem já existe um projeto por parte do próprio Hospital para que seja construída uma Casa de Passagem. “A solicitação foi feita ao Governo do Estado”, garante Krum. O espaço, com cerca de 100 metros quadrados, e que abrigaria familiares de quem necessita de internamento na unidade, teria custo aproximado de R$ 2 milhões. “Estamos buscando esse recurso”, finalizou.

Circulação

Com base na direção do HU, por dia, passam pelo local cerca de 500 servidores e funcionários; 100 estudantes; 500 pessoas para consulta com cerca de 250 acompanhantes; 200 pessoas para exames e 300 pessoas para visitar internados, totalizando 1.850 pessoas.

Regional será incluído em verba de iluminação  

Em resposta a moção de apelo feita pelo vereador, o diretor do HU, Everson Augusto Krum, esclareceu que a unidade será contemplada com a verba de R$ 1,5 milhão assegurada para reforçar a iluminação no campus de Uvaranas da UEPG. “Como pertencemos ao campus, seremos beneficiados”, destacou. O recurso junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), via Fundo Paraná, foi conquistado em uma estratégia para ampliar a segurança no local. Em maio, um estudante foi baleado dentro da instituição durante um assalto.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE