TJ implanta hoje Centro de Solução de Conflitos | aRede
PUBLICIDADE

TJ implanta hoje Centro de Solução de Conflitos

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CJSC) será inaugurado nesta quarta-feira (23) no Fórum da comarca de Ponta Grossa. A nova unidade terá um atendimento bastante amplo, e deve englobar processos, cíveis, familiares e criminais. O CJSC vem para solucionar problemas como divórcio, acidente de trânsito, briga de vizinhos ou dívidas diversas, com o objetivo de agilizar a justiça, proporcionando eficiência e rapidez na solução de conflitos sem que haja a necessidade de ajuizamento da ação.

De acordo com a juíza de direito da 1ª Secretaria da Fazenda Pública da comarca de Ponta Grossa, Jurema Carolina da Silveira Gomes, a instalação do Centro é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que foi seguida por Ponta Grossa, município pioneiro nas práticas restaurativas para a resolução de conflitos. “A grande diferença é que, desta forma, apenas as partes envolvidas se encontram, sem a presença direta de mediadores”, explica. “A ideia é mostrar para a vítima que ela mesma pode resolver seu problemas através do diálogo”, conclui.

A juíza explica que, no Paraná, os municípios de Curitiba, Maringá, Londrina e União da Vitória já possuem centros para solução de conflitos. Em Ponta Grossa, a instalação aconteceu após uma solicitação feita ao Tribunal de Justiça do Paraná. “Nossa solicitação foi prontamente atendida, e hoje estaremos instalando esta nova unidade, que já começa a funcionar com uma ampla estrutura de atendimento no primeiro dia”, detalha. “Temos visto que muitas vezes a sentença de um juiz põe fim no processo, mas não resolve o verdadeiro problema entre as partes. O CJSC será essencial nestes casos”, finaliza a juíza.

O novo projeto deverá ter um convênio com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Assim, alunos da instituição poderão fazer estágio no CJSC, ampliando o atendimento.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE